Venda melhor a Chapada Diamantina com as novas Rotas Especiais do Sebrae
Cafés especiais, frutas vermelhas e rota sensorial foram apresentados na 21ª edição da Rural Tur

CHAPADA DIAMANTINA (BAHIA) - O Sebrae Bahia anunciou na última quinta-feira (25), durante a 21ª edição da Rural Tur realizada em Mucugê (BA), as Rotas Especiais da Chapada Diamantina, roteiros temáticos voltados para o Turismo de Experiência e o Agroturismo.
Um dos principais destinos de natureza e aventura do Brasil, a Chapada Diamantina é terra de muitos aromas, sabores e sentidos, receita de sucesso para viajantes que buscam vivências autênticas. As Rotas Especiais são separadas em três: a rota dos cafés especiais, a rota das frutas vermelhas e a rota sensorial. O turista pode escolher entre visitar vinícolas, plantações de café, meliponários, a criação de uma rosa originária da África ou uma produção de frutas vermelhas (sim, em pleno coração da Bahia), entre tantas outras experiências.

"No Turismo, falamos muito que as vivências não precisam ser só memoráveis, elas precisam também ser altamente significativas. É você voltar pra casa e sentir que aquilo te transformou", pondera a gestora do projeto de Turismo da Chapada pelo Sebrae Bahia, Michelle Nonato.

Rotas especiais da Chapada Diamantina
As Rotas Especiais da Chapada Diamantina foram criadas para diversificar a imagem da Chapada, reunindo e promovendo experiências turísticas autênticas, encantadoras e de valor agregado que revelam o melhor do turismo rural, sensorial, cultural e gastronômico do território.

As Rotas Especiais são organizadas por temáticas:
- Rota dos Cafés Especiais: Convida os turistas a conhecerem produtores locais e seus cafés especiais, desde sentir o aroma dos grãos, visitar a plantação até a degustação, em fazendas situadas em Mucugê, Ibicoara e Piatã.
- Rota das Frutas Vermelhas: Revela o potencial de produção e sabor de frutas vermelhas como morango, amora preta, framboesa e mirtilo nas propriedades rurais de Mucugê e Palmeiras.
- Rota Sensorial: Apresenta propriedades rurais em Morro do Chapéu que estimulam todos os sentidos dos visitantes com produções de vinhos, queijos, embutidos, óleos essenciais, produtos da agricultura orgânica e rosas do deserto.

Operadoras e agências foram à Chapada Diamantina a convite do Sebrae
Com o projeto das Rotas, o Sebrae pretende transformar a Chapada Diamantina em um dos roteiros mais completos do País, unindo aventura, natureza e experiências que encurtam as distâncias culturais entre o viajante e os locais.
"A chapada sempre teve uma vocação muito forte para produtos de alta qualidade. E o Sebrae viu essa oportunidade de trabalhar a qualificação dessas propriedades e produtos em todas as etapas de produção", afirma o diretor Técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos.

Operadores e agentes de viagens conheceram em primeira mão as Rotas Especiais durante a semana. Para o operador da Shalom Operadora, Luiz Augusto Leão Costa, os roteiros oferecidos são uma oportunidade para o público com mais de 60 anos.

"As Rotas são uma virada de chave pra esse público conhecer melhor a Chapada, que, como um Turismo de aventura, nem sempre permite uma boa acessibilidade. A ideia é aliar essas belezas naturais com esses roteiros especiais", disse ele.

Os produtores envolvidos com as Rotas passaram a envelopar a experiência que já oferecia de um novo jeito, passando pelo design, a acessibilidade, até a precificação.
Bee Origem, na Chapada Diamantina
Uma das atrações mais completas das Rotas é a Bee Origem, um negócio familiar que se dedica à apicultura com abelhas nativas sem ferrão. Lá o passeio de uma hora tem informações sobre toda a cadeia produtiva dessas operárias da natureza, degustação dos mais diferentes tipos de meles e termina com uma experiência sensorial que faz o turista se sentir dentro de uma colmeia.

Quem guia os turistas é o proprietário Marcos Leonardo, filho de Batista e Maria. Como a maior parte dos atrativos das Rotas, a Bee é um negócio familiar que se transforma. Junto com a Sebrae, Leonardo já pensa nos próximos passos.
"Queremos fazer um projeto de acessibilidade pra receber qualquer tipo de turista, melhorar nossa identidade visual aqui na recepção e nas redes pra conversar melhor com o futuro visitante."
Contato para saber mais sobre o produto: Central de Relacionamento Sebrae 0800 570 0800
Rodrigo Amaral da Rocha, especial para a PANROTAS, em viagem a convite do Sebrae-BA.