Pedro Menezes   |   22/10/2025 12:35
Atualizada em 22/10/2025 13:00

Brasil diversificado e acolhedor: maioria dos estrangeiros aprova viagens ao País

Dos turistas estrangeiros entrevistados, 66% classificaram a experiência como muito boa e 28% como boa


Divulgação/Embratur Sebrae
Entre os principais fatores positivos, estão a hospitalidade, a qualidade da hospedagem e a gastronomia
Entre os principais fatores positivos, estão a hospitalidade, a qualidade da hospedagem e a gastronomia

Embratur e Visa, em parceria com o Instituto Ipsos, realizaram uma pesquisa inédita sobre o Turismo Internacional no Brasil, revelando o comportamento, as preferências e o nível de satisfação dos turistas estrangeiros que visitaram o Brasil nos 12 meses anteriores à sua realização. O estudo ouviu mais de 8 mil viajantes de Argentina, Chile, Estados Unidos, Portugal e Uruguai, mercados responsáveis por quase 60% do fluxo internacional para o Brasil em 2025.

O levantamento mostra que o Brasil continua sendo percebido como um destino diversificado e acolhedor. Dos entrevistados, 66% classificaram a experiência como muito boa e 28% como boa, totalizando 94% de satisfação. Entre os principais fatores positivos, estão a hospitalidade, a qualidade da hospedagem e a gastronomia.

“A pesquisa nos entrega um mapa detalhado para comunicar o Brasil certo para o público certo, otimizando nossos recursos e ampliando o retorno. Entender que o turista norte-americano busca experiências exclusivas de valor agregado, enquanto o viajante argentino e uruguaio valoriza o preço competitivo e os laços afetivos, nos permite criar campanhas muito mais eficientes. Essas nuances são fundamentais para que o país desenvolva estratégias de promoção segmentadas e mais eficazes. Independente do perfil do turista, nossa missão é ampliar ainda mais essa experiência positiva, diversificando a oferta e qualificando o Turismo”

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo

Perfil do viajante

Divulgação/Embratur Sebrae
As praias (mencionadas por 75%) e a natureza (63%) permanecem como as grandes motivadoras da escolha do Brasil como destino
As praias (mencionadas por 75%) e a natureza (63%) permanecem como as grandes motivadoras da escolha do Brasil como destino

Do total dos pesquisados, 94% vieram ao Brasil para uma viagem pessoal, enquanto 6% desembarcaram no país por razões profissionais. As praias (mencionadas por 75%) e a natureza (63%) permanecem como as grandes motivadoras da escolha do Brasil como destino, seguidas pelo preço competitivo (55%), que é um fator especialmente relevante para os turistas latino-americanos.

Outro dado revelado pelo estudo é a forma como os turistas planejam sua viagem. A maioria organizou o roteiro por conta própria (57%), mas 23% utilizaram agências de viagem. No que se refere aos serviços reservados ou comprados antes da viagem, os entrevistados adquiriram em média 2,8 serviços com antecedência e os pacotes turísticos foram a opção de 56% dos viajantes.

A decisão da viagem foi influenciada, em média, por quatro fontes de informação distintas, com destaque para sites de busca (50%), redes sociais (48%) e sites especializados em viagens (48%). Dentre as redes sociais, o Instagram (84%) e o YouTube (74%) foram as principais plataformas utilizadas para se informar, e o Instagram também domina o compartilhamento de experiências durante a estadia (69%).

O viajante, que foi dividido a partir de seus comportamentos em cinco perfis sendo eles: explorador, planejador, acolhedor, sereno e distinto, realiza em média cinco atividades no Brasil, com destaque para os estadunidenses, que são os que mais diversificam suas experiências.

Gastos com a viagem

Divulgação/Embratur Sebrae
Norte-americanos lideram com um gasto médio diário de US$ 308,21, quase o triplo dos uruguaios, que gastam US$ 114,73
Norte-americanos lideram com um gasto médio diário de US$ 308,21, quase o triplo dos uruguaios, que gastam US$ 114,73

Em relação aos gastos, o estudo identifica que o turista estrangeiro desses cinco mercados desembolsa, em média, US$ 175 por dia no Brasil. Os norte-americanos lideram com um gasto médio diário de US$ 308,21, quase o triplo dos uruguaios, que gastam US$ 114,73. A hospedagem (21%), a alimentação (17%) e a passagem para o destino (16%) são os itens que mais comprometem o orçamento da viagem.

Embora o dinheiro em espécie ainda seja usado por 63% dos visitantes, o cartão de crédito (55%) e o débito (40%) demonstram forte presença, especialmente para despesas de maior valor. A utilização do PIX foi constatado por 16% dos turistas internacionais entrevistados, destacando-se a Argentina, mercado em que quase um terço utilizou o meio de pagamento em sua viagem ao Brasil.

“Nosso objetivo é fornecer inteligência acionável para que o Brasil aumente sua competitividade no cenário global de Turismo", disse Tiago Moherdaui, vice-presidente da Visa Consulting & Analytics.

Permanência e recomendação

Divulgação/Embratur Sebrae
Taxa de aprovação chega a nove em cada dez visitantes dispostos a recomendar o Brasil
Taxa de aprovação chega a nove em cada dez visitantes dispostos a recomendar o Brasil

O tempo de permanência destes visitantes também revela a importância crescente do Brasil como destino turístico. Em média, os turistas provenientes desses mercados passam 12 noites no país, um período considerado elevado. Mais do que o interesse prolongado por experiências brasileiras, este dado reforça o potencial de geração de renda para a cadeia do turismo.

Com uma taxa de aprovação que chega a nove em cada dez visitantes dispostos a recomendar o Brasil, em que seis em cada dez estão dispostos a falar bem do Brasil mesmo sem serem perguntados, a pesquisa se consolida como um instrumento para mapear a realidade atual e orientar os próximos passos da estratégia de promoção no Exterior.

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Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.