EES: passageiros enfrentam filas em Portugal após novo sistema de entrada
Turistas relataram esperas longas, falta de informação e de organização no Aeroporto de Lisboa

A Europa iniciou no último domingo (12), a implementação do novo Sistema de Entrada/Saída de turistas, o EES. Em Portugal, passageiros relataram, já na segunda-feira (13), filas de mais de quatro horas para passar pela imigração no Aeroporto de Lisboa. Turistas consultados pelo jornal Público relataram esperas longas, falta de informação e de organização.
Na primeira entrada após o início do sistema, o viajante precisa passar por um registro que envolve escaneamento do passaporte, captura da foto e coleta das impressões digitais. Autoridades aeroportuárias já tinham previsto filas mais longas nos primeiros meses de implementação. Segundo a associação europeia de aeroportos (ACI Europe), os controles de fronteira podem levar até 3 vezes mais tempo do que o atual sistema de carimbos, especialmente durante a primeira fase de registro biométrico.
“Cheguei de Londres às 12h40 desta segunda-feira e só passei no controle de passaportes às 17h10. A fila estava saindo pelas portas, era difícil entender onde começava. Ninguém falou nada. A única ajuda que teve foi para algumas das pessoas que tinham voos de conexão, que passavam na frente da fila”, destacou o estudante Marcos Correia ao jornal.
"Fila para voos internacionais do aeroporto de Lisboa começa antes da primeira loja (duty free). É o caos absoluto...", destacou Jorge Silva em sua conta no Twitter/X.
Companhias aéreas destacaram na reportagem que, se a situação persistir, poderá acarretar em perdas financeiras para o país - por conta da 'má imagem' gerada e pela demora levar à perda de conexões. Segundo relatos nas redes sociais, as companhias também estão recomendando que passageiros cheguem de quatro a cinco horas antes da partida do voo.