Jamaica garante prioridade aos 25 mil turistas durante passagem do Furacão Melissa
Hotéis passaram a oferecer tarifas emergenciais para quem precisou estender a estadia no destino

A passagem do furacão Melissa pela Jamaica, nessa terça-feira (28), levou o governo a reforçar que a segurança dos visitantes permanece como “a maior prioridade” do país. Classificada como categoria 5, a tempestade atingiu a ilha com rajadas de até 346 km/h e mais de 90 centímetros de chuva em algumas regiões.
De acordo com o ministro do Turismo, Edmund Bartlett, cerca de 25 mil turistas estavam em território jamaicano no momento do impacto. Hotéis e resorts ativaram protocolos de emergência, como abrigos internos, reforço estrutural e monitoramento constante das condições climáticas.
O Ministério do Turismo, por sua vez, acionou o Emergency Operations Centre (TEOC), que coordena ações com setores essenciais do Turismo (hospedagem, transporte, atrações), além de órgãos governamentais de preparação e resposta a desastres.
Como parte do suporte, hotéis passaram a oferecer tarifas emergenciais para quem precisou estender a estadia devido ao fechamento de aeroportos e à suspensão de voos. Centros de convenções em Montego Bay e Negril também foram transformados em abrigos temporários para visitantes.
“A segurança e o bem-estar dos nossos visitantes são fundamentais. Estamos trabalhando em conjunto com o setor para garantir toda assistência necessária”
Ministro do Turismo da Jamaica, Edmund Bartlett
As autoridades recomendam que viajantes afetados entrem em contato com o TEOC pelos números: (876) 382-6712 - (658) 213-2802 - (658) 213-2803 - (658) 213-2804 ou WhatsApp: (876) 469-0265.
Com informações de TravelWeekly.