MS leva inovação à Abav Expo, lança playlist no Spotify e anuncia campanha global
Quem chega no estande do Estado nesta feira, se depara com uma sala de capacitação própria

RIO DE JANEIRO - O Mato Grosso do Sul chegou à Abav Expo 2025 com diversas novidades, seja em termos de promoção ou até mesmo de atuação em uma das maiores feiras da América Latina. Quem chega no estande do Estado nesta feira, se depara com uma sala de capacitação própria e uma agenda recheada de assuntos pertinentes.
Bruno Wendling, presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), em entrevista ao Portal PANROTAS, afirmou que "não tem nenhum outro Estado com um espaço como o nosso. Trouxemos a capacitação para dentro do Mato Grosso do Sul. Todas as palestras estão cheias, a equipe está trabalhando muito bem e conseguimos proporcionar ao trade um espaço para se vender, se apresentar e lançar novidades", disse ele.
O estande do Mato Grosso do Sul na Abav Expo conta com uma programação contínua, quase como uma agenda estruturada de lançamentos e ativações. “Na feira passada, percebi que precisávamos dar mais funcionalidade ao espaço. Agora temos um calendário, uma lógica de lançamentos e painéis”, destacou Wendling.

Spoiler global: o “Ano do Pantanal”
Entre as novidades, o presidente revelou o pré-lançamento de uma das maiores ações promocionais já realizadas pelo estado: o “Ano do Pantanal”, que será apresentado oficialmente em duas semanas, em Nova York, na galeria Vista Brasil, em parceria com a Embratur. O projeto reúne natureza, música, fotografia e conservação ambiental, e já começou a ganhar visibilidade internacional.
“Rodamos uma campanha com a National Geographic, que foi um sucesso absurdo. O fotógrafo Felipe Diandrati, que mora fora e já conheceu mais de 100 países, disse que teve que rever seu conceito de vida selvagem depois que esteve no Pantanal. Ele vai estar conosco em Nova York contando essa experiência”
Bruno Wendling, presidente do Fundtur-MS

A ação inclui ainda o lançamento da playlist “Sons do MS” no Spotify, inspirada nas gravações de sons da natureza feitas por pesquisadores e músicos. No estande, os visitantes também podem apoiar o Projeto Arara Azul, com QR Codes que direcionam doações para a iniciativa, que completa 30 anos.
Mais turistas nacionais e estrangeiros
No balanço do ano, Wendling celebrou os resultados do turismo sul-mato-grossense, que cresceu quase 15% até julho. “Bonito segue liderando e o Estado foi o segundo em crescimento proporcional no Brasil. Isso é resultado direto do nosso trabalho com o trade (capacitação, parcerias e presença constante nas operadoras)”, destacou.
O dirigente também destacou o desempenho dos mercados internacionais, com avanços consistentes nos Estados Unidos e na Europa, além da retomada da demanda argentina. “É um trabalho de longo prazo. O grande problema da gestão pública é achar que resolve Turismo em um ano. É preciso paciência, resiliência e continuidade”, afirmou.
Plantão Abav Expo 2025
Clique aqui para ficar por dentro da melhor cobertura da Abav Expo 2025.