Pedro Menezes   |   28/10/2025 11:05
Atualizada em 28/10/2025 15:04

Na corrida para Natal e Ano Novo, fila do visto americano chega a dois meses no Brasil

Aumento está ligado ao crescimento das viagens de fim de ano e à expectativa de nova taxa Visa Integrity


Divulgação
Em alguns consulados, como o de São Paulo, por exemplo, a fila já ultrapassa os 70 dias de espera
Em alguns consulados, como o de São Paulo, por exemplo, a fila já ultrapassa os 70 dias de espera

O tempo médio de espera para emissão do visto americano em consulados brasileiros chega hoje a 57 dias, mais que o dobro do registrado no mesmo período do ano passado. Em alguns consulados, como o de São Paulo, por exemplo, a fila já ultrapassa os 70 dias de espera.

O aumento está ligado ao crescimento das viagens de fim de ano e à expectativa de nova taxa Visa Integrity Fee proposta pelo governo dos Estados Unidos, que pretende cobrar um valor adicional de US$ 250, mas que está temporariamente suspensa. Isto levou muitos brasileiros a anteciparem seus pedidos.

A fila mais longa está em São Paulo, com agendamentos disponíveis apenas para 16 de dezembro. Em seguida aparecem Porto Alegre (63 dias), Brasília (60 dias), Recife (57 dias) e Rio de Janeiro (35 dias), segundo os dados mais recentes da Viva América, empresa de assessoria migratória para os Estados Unidos.

Segundo Larissa Salvador, advogada de imigração nos EUA, o cenário é especialmente preocupante para quem deixou a solicitação de visto para a última hora e priorizou a compra das passagens aéreas. “Até receber o passaporte com o visto aprovado, não compre a passagem. Caso contrário, a chance de dor de cabeça é grande.”

Orientações para ajudar quem planeja tirar o visto ainda em 2025

  • Monitore constantemente o sistema de agendamentos: Para driblar os prazos longos, muitos solicitantes acompanham o site do consulado várias vezes ao dia. “Os agendamentos abrem em horários imprevisíveis, principalmente de madrugada, quando ocorrem cancelamentos e novas vagas são liberadas. Para muitos, essa é a única forma de conseguir antecipar a entrevista”, afirma a advogada.
  • Antecipe o processo e evite períodos de alta demanda: A orientação é iniciar o pedido de visto com antecedência: “Não espere a viagem estar próxima para iniciar o processo. Quem se organiza com antecedência tem mais opções de datas, e foge do estresse de ver a viagem ameaçada por falta de visto.”
  • Preenchimento correto do DS-160: Embora o preenchimento do formulário DS-160 pareça simples, qualquer erro pode comprometer o andamento do processo. ”A obrigatoriedade de informar redes sociais e vínculos empregatícios com mais detalhes no formulário DS-160, podem ser os principais entraves para a emissão de vistos para os brasileiros”, explicou Larissa Salvador.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4215 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.