Beatriz Contelli   |   29/10/2025 14:32

Pantanal do Mato Grosso do Sul será destaque em evento da Embratur em Nova York

Programação do Visit Brasil Gallery destacará Turismo, cultura, música e gastronomia da região


PANROTAS / Emerson Souza
Bruno Wendling, da Fundtur-MS
Bruno Wendling, da Fundtur-MS

De 29 de outubro a 2 de novembro, Nova York receberá mais uma edição do Visit Brasil Gallery, evento promovido pela Embratur, em parceria com o Sebrae, que destacará o Pantanal, maior ecossistema de áreas alagáveis do mundo e Patrimônio Natural da Humanidade reconhecido pela Unesco.

Ao longo de cinco dias, a iniciativa reunirá mídia, autoridades, influenciadores, profissionais do Turismo e o público americano em torno de uma narrativa que celebra o Pantanal como uma obra-prima viva.

Além de exposições fotográficas e audiovisuais que revelam a vibrante fauna, flora e as águas do Pantanal, a Gallery contará com rodadas de negócios entre parceiros estratégicos e empreendedores interessados em expandir conexões com o Brasil, palestras culturais com artistas e especialistas regionais e debates sobre sustentabilidade e inovação no Turismo. O público também poderá vivenciar apresentações culinárias ao vivo com chefs convidados, que irão destacar a rica herança gastronômica pantaneira preparando pratos tradicionais no local.

O objetivo do evento itinerante é ser um convite para sentir o Brasil de dentro para fora — através de seus sabores, ritmos, tradições e paisagens. Esta edição é apresentada em parceria com os Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso que abrangem todo o bioma pantaneiro com cerca de 67% e 33% do território, respectivamente.

“Esta é a ação do ano para o Turismo de Mato Grosso do Sul. A Galeria Visit Brasil vai culminar com o lançamento de uma campanha disruptiva, inovadora e fora da curva do nosso destino, que reúne elementos da natureza, sons do Pantanal, gastronomia pantaneira, conservação e, claro, a promoção do bioma para o mercado internacional com a presença de empresário sul-mato-grossenses nas rodadas de negócios”

Diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling
Divulgação/Embratur-Sebrae
Pantanal
Pantanal

Viagem sensorial

Mato Grosso do Sul levará à Nova York um pouco da vivência local com gastronomia, artesanato e música. A começar pela playlist dos cinco dias de evento feita exclusivamente com músicas de Mato Grosso do Sul. Acesse no Spotify a playlist ‘Visit MS’.

Na gastronomia, o chef Paulo Machado vai apresentar a cozinha pantaneira em duas aulas show. A primeira tem inspiração na Rota Gastronômica Pantaneira com a ‘chipa pantaneira’, um clássico de Mato Grosso do Sul que une a tradição guarani em uma massa leve de polvilho e queijo, símbolo das fronteiras do estado. O Macarrão de Comitiva com aioli de pequi e brotos, prato da transumância no Pantanal feito com carne seca, alho e macarrão quebrado.

A segunda aula show é baseada na Rota das Águas e o chef vai fazer um ceviche de tilápia e mandioca, versão sul-mato-grossense encontrada nas embarcações turísticas do Pantanal. O prato combina o frescor do pescado com a textura da mandioca e o equilíbrio dos cítricos. Em seguida, ele serve doce de leite artesanal com queijo fresco, puro aconchego pantaneiro.

Durante todos os dias de evento uma sala de projeção vai exibir o clipe da história da música ‘Trem do Pantanal’, dos compositores Geraldo Roca e Paulo, e um documentário sobre a concepção do projeto musical com os sons Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Haverá também exposição do rico artesanato de Mato Grosso do Sul. Cada peça conta histórias: os grafismos dos povos, a fauna e flora sul-mato-grossense esculpidas em madeira, traz peças em pedra, argila, ossos e até couro de peixe.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Beatriz Contelli

Conteúdos por

Beatriz Contelli

Beatriz Contelli tem 5241 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Anhembi Morumbi com pós-graduação em Política e Relações Internacionais pela FAAP. Entrou na PANROTAS em 2019, com foco especialmente em Branded Content, e, desde 2024, atua como repórter da redação.