Latitudes aponta tendências para viagens em grupo com lançamento do calendário de 2026
Roteiros imersivos, destinos inusitados e experiências transformadoras marcam o calendário do próximo ano

Viajar em grupo pode ser uma experiência completamente diferente do que muitos estão acostumados e as viagens da Latitudes reforçam esse conceito. Com mais de duas décadas de atuação no segmento de roteiros autorais e imersivos, a empresa antecipa as principais tendências que vão moldar o futuro das experiências compartilhadas em 2026.
“Cada vez mais, os viajantes buscam profundidade, curadoria intelectual e conexões reais — com os lugares, com as culturas e com as pessoas. Grupos pequenos permitem uma vivência mais intimista, segura e enriquecedora.” Segundo Alexandre Cymbalista, CEO da Latitudes, essa é uma das principais apostas da produtora pioneira no conceito de viagens de conhecimento: roteiros conduzidos por especialistas, em que o olhar crítico e o conhecimento se tornam parte fundamental da viagem.
Entre as tendências mais marcantes está o desejo por viagens com propósito - uma busca por experiências que unem significado e transformação. Fiel à sua essência e visão de mundo, a Latitudes desenhou e planejou o calendário de 2026 com base nesse princípio, ao oferecer vivências que elevam esse conceito a um novo patamar. É o caso da travessia pelo Deserto do Atacama, conduzida pelo físico e astrônomo Marcelo Gleiser, que entrelaça ciência e espiritualidade sob o céu mais estrelado do planeta; e da jornada pela África Ocidental, com o historiador Felipe Vieira, que resgata as raízes da ancestralidade brasileira em destinos como Senegal, Benim, Togo e Gana.
Outro movimento em alta é a busca por destinos não óbvios, que ofereçam um mergulho em culturas ainda pouco conhecidas. É o caso do grupo para a Mongólia, com o historiador Saulo Goulart, onde a tradição nômade segue viva em meio às vastas estepes. E também da travessia pelos Bálcãs, guiada pelo economista Daniel Sousa, que revela a beleza complexa e histórica de Sérvia, Bósnia, Montenegro e Albânia. Inclusive, os Bálcãs têm despontado como um dos novos destinos de interesse para viajantes curiosos, que buscam autenticidade, diversidade cultural e uma história enriquecedora.

Há também uma valorização crescente de viagens temáticas e interdisciplinares, como o roteiro pelo norte da Grécia, Macedônia do Norte e Bulgária, liderado pela especialista em literatura e mitologia grega Cristina Franciscato, que explora a herança da Grécia clássica entre ruínas, cidades medievais e paisagens exuberantes. Ou ainda um percurso pela China, conduzido sob a ótica da literatura, com o professor, escritor e crítico literário Marcelo Backes, integrando história e as transformações que fizeram do país uma potência inspiradora.
Por fim, cresce o interesse por experiências em que natureza e cultura dialogam, como a navegação pelo Pantanal com o fotógrafo e documentarista Adriano Gambarini, que revela a biodiversidade e a imponência das paisagens brasileiras; e o roteiro pela Serra da Capivara, com Marcelo Backes, que une literatura e arte rupestre no sertão nordestino.
Mais do que tendências, essas viagens representam uma mudança de mentalidade: sair do lugar não apenas para ver o mundo, mas para compreendê-lo — e transformar-se com ele. A Latitudes continua liderando esse movimento, oferecendo experiências que unem sofisticação, conhecimento e conexão humana. Além das viagens acima, a produtora terá outros diversos lançamentos imperdíveis em 2026.
Para a Latitudes Viagens de Conhecimento, cada roteiro é pensado para proporcionar mais do que uma simples viagem — são jornadas que transformam, enriquecem e marcam a vida de quem as vive.
Saiba mais no site:https://www.latitudes.com.br/viagens-em-grupo/

Por que falar com a Latitudes
Para o mercado B2B, a Latitudes representa uma oportunidade rara: oferecer ao cliente final viagens em grupo que não são massificadas, mas sim autorais, sofisticadas e transformadoras. Trabalhar com a Latitudes é ampliar o portfólio com produtos diferenciados pensados para brasileiros, fidelizar viajantes exigentes e se conectar a uma marca que há mais de duas décadas inova no Turismo brasileiro.
Descubra como transformar o portfólio da sua agência com roteiros exclusivos e experiências de alto padrão. Saiba mais em: www.latitudes.com.br