Da Redação   |   13/10/2025 09:26
Atualizada em 13/10/2025 11:47

Latitudes aponta tendências para viagens em grupo com lançamento do calendário de 2026

Roteiros imersivos, destinos inusitados e experiências transformadoras marcam o calendário do próximo ano


Divulgação
Roteiro pela China com a Latitudes é sob a ótica da literatura com o professor Marcelo Backes
Roteiro pela China com a Latitudes é sob a ótica da literatura com o professor Marcelo Backes

Viajar em grupo pode ser uma experiência completamente diferente do que muitos estão acostumados e as viagens da Latitudes reforçam esse conceito. Com mais de duas décadas de atuação no segmento de roteiros autorais e imersivos, a empresa antecipa as principais tendências que vão moldar o futuro das experiências compartilhadas em 2026.

“Cada vez mais, os viajantes buscam profundidade, curadoria intelectual e conexões reais — com os lugares, com as culturas e com as pessoas. Grupos pequenos permitem uma vivência mais intimista, segura e enriquecedora.” Segundo Alexandre Cymbalista, CEO da Latitudes, essa é uma das principais apostas da produtora pioneira no conceito de viagens de conhecimento: roteiros conduzidos por especialistas, em que o olhar crítico e o conhecimento se tornam parte fundamental da viagem.

Entre as tendências mais marcantes está o desejo por viagens com propósito - uma busca por experiências que unem significado e transformação. Fiel à sua essência e visão de mundo, a Latitudes desenhou e planejou o calendário de 2026 com base nesse princípio, ao oferecer vivências que elevam esse conceito a um novo patamar. É o caso da travessia pelo Deserto do Atacama, conduzida pelo físico e astrônomo Marcelo Gleiser, que entrelaça ciência e espiritualidade sob o céu mais estrelado do planeta; e da jornada pela África Ocidental, com o historiador Felipe Vieira, que resgata as raízes da ancestralidade brasileira em destinos como Senegal, Benim, Togo e Gana.

Outro movimento em alta é a busca por destinos não óbvios, que ofereçam um mergulho em culturas ainda pouco conhecidas. É o caso do grupo para a Mongólia, com o historiador Saulo Goulart, onde a tradição nômade segue viva em meio às vastas estepes. E também da travessia pelos Bálcãs, guiada pelo economista Daniel Sousa, que revela a beleza complexa e histórica de Sérvia, Bósnia, Montenegro e Albânia. Inclusive, os Bálcãs têm despontado como um dos novos destinos de interesse para viajantes curiosos, que buscam autenticidade, diversidade cultural e uma história enriquecedora.

Divulgação
Navegação pelo Pantanal com o fotógrafo  Adriano Gambarini
Navegação pelo Pantanal com o fotógrafo Adriano Gambarini

Há também uma valorização crescente de viagens temáticas e interdisciplinares, como o roteiro pelo norte da Grécia, Macedônia do Norte e Bulgária, liderado pela especialista em literatura e mitologia grega Cristina Franciscato, que explora a herança da Grécia clássica entre ruínas, cidades medievais e paisagens exuberantes. Ou ainda um percurso pela China, conduzido sob a ótica da literatura, com o professor, escritor e crítico literário Marcelo Backes, integrando história e as transformações que fizeram do país uma potência inspiradora.

Por fim, cresce o interesse por experiências em que natureza e cultura dialogam, como a navegação pelo Pantanal com o fotógrafo e documentarista Adriano Gambarini, que revela a biodiversidade e a imponência das paisagens brasileiras; e o roteiro pela Serra da Capivara, com Marcelo Backes, que une literatura e arte rupestre no sertão nordestino.

Mais do que tendências, essas viagens representam uma mudança de mentalidade: sair do lugar não apenas para ver o mundo, mas para compreendê-lo — e transformar-se com ele. A Latitudes continua liderando esse movimento, oferecendo experiências que unem sofisticação, conhecimento e conexão humana. Além das viagens acima, a produtora terá outros diversos lançamentos imperdíveis em 2026.

Para a Latitudes Viagens de Conhecimento, cada roteiro é pensado para proporcionar mais do que uma simples viagem — são jornadas que transformam, enriquecem e marcam a vida de quem as vive.

Saiba mais no site:https://www.latitudes.com.br/viagens-em-grupo/

Calendário Latitudes 2026
Calendário Latitudes 2026

Por que falar com a Latitudes

Para o mercado B2B, a Latitudes representa uma oportunidade rara: oferecer ao cliente final viagens em grupo que não são massificadas, mas sim autorais, sofisticadas e transformadoras. Trabalhar com a Latitudes é ampliar o portfólio com produtos diferenciados pensados para brasileiros, fidelizar viajantes exigentes e se conectar a uma marca que há mais de duas décadas inova no Turismo brasileiro.

Descubra como transformar o portfólio da sua agência com roteiros exclusivos e experiências de alto padrão. Saiba mais em: www.latitudes.com.br

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11174 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS