Quintana Roo quer brasileiros de volta a Cancun; visto eletrônico deve ajudar
Secretário de Turismo revelou que Brasil sequer é Top 10 hoje para o destino

ROMA – O secretário de Turismo de Quintana Roo, Bernardo Cueto, que lidera as políticas para o setor em um dos Estados mais importantes do México para o Turismo, falou com jornalistas da América do Sul durante o Global Summit WTTC, em Roma, pois uma das metas para 2026 é recuperar o mercado perdido de países como a Colômbia e o Brasil, por causa da exigência de visto físico ou do visto americano para entrar no país. “O Brasil era o terceiro maior mercado para a gente e hoje não está nem no Top 10”, disse o secretário, que tem em seu Estado destinos como Cancún, Cozumel e Playa del Carmen.
Uma boa notícia que impulsionará essa retomada do país como um todo é a volta do visto eletrônico, esperada para o começo de 2026. Fontes de Bernardo Cueto lhe disseram, no entanto, que ainda há chances de o sistema eletrônico entrar em operação este ano, começando pelo Brasil.
“Isso é urgente. Ainda mais com a Copa do Mundo de 2026 acontecendo no México”, disse o secretário. “Hoje já temos um voo direto da Gol, de Brasília para Cancún, o que foi espetacular, devido a esse problema dos vistos. Esperamos ter mais conectividade para nosso Estado, para que os turistas brasileiros e sul-americanos possam se deslocar e chegar com mais facilidade.”
Cueto promete uma estratégia muito agressiva no mercado sul-americano, visando a essa retomada do movimento com o visto eletrônico. Turistas esses que, por conta da política de vistos do México, acabou descobrindo a República Dominicana, Aruba, Curaçao, entre outros destinos caribenhos. E o secretário reconhece isso.
“Mas não gostamos de dizer para os turistas não irem a esse ou aquele destino, e sim que estamos investindo em qualidade, e eles vão notar uma melhoria impressionante em nossas cidades”, continuou Cueto. “Nos últimos anos, com esses investimentos, Quintana Roo aumentou muito a qualidade de sua infraestrutura. Hoje temos quatro aeroportos internacionais, uma logística maravilhosa que nos une a 12 destinos turísticos. Temos também o Tren Maya, que conta com 12 estações em nosso Estado e também aumentamos muito a qualidade de nossa oferta hoteleira.”
Tipos de resorts
O secretário garante que o Estado está com uma oferta hoteleira bem ampla, do all inclusive, que é o mais procurado pelos turistas ao luxo. Perguntado como os destinos de Quintana Roo se compara a Los Cabos, que é a imagem do luxo que muitos têm em mente, ele garante que já mais propriedades de luxo no Estado do que no destino do norte do país.
Ele citou o exemplo do XCaret, que conta com o super all inclusive, que abrange os parques, e que é um exemplo do destino, unindo praias, cenotes, atrações e a cultura maia. Quintana Roo pulou de 105 mil quartos de hotel para 136 mil em poucos anos.
Entre as marcas de luxo, ele cita o Ritz Carlton, o segundo San Reyes, um Mandarin Oriental, que será aberto nos próximos dias, a Casa de la Playa, o complexo Mayakoba, com campos de golfe PGA, The Edition, Kempinski e JW Marriott.
O mesmo investimento em luxo tem se dado nos shoppings, com as marcas mais requisitadas e áreas específicas para esse público de alto padrão.
Primeiro semestre
Enquanto a Argentina, que não precisa de visto, cresce 40% e responde por 2% do total de chegadas, Colômbia, Brasil e outros mercados sul-americanos continuam caindo para o Estado, nos primeiros seis meses desse ano. O Brasil caiu 2,9% em relação a 2024, com apenas 40 mil turitas (as maiores quedas foram nos anos anteriores, com a exigência do visto) e a Colômbia caiu 38%. Os americanos, que dominam o envio de visitantes para a região (cerca de 70% do total) caíram 6%. Quase nada, mas um sinal de alerta.
Festa, festa, festa?
Sobre a imagem de que o Estado tem os destinos mais festeiros, especialmente porque Cancún ficou marcada como lugar preferido dos spring breakers americanos, o secretário de Turismo disse que isso mudou e Cancún e Playa del Carmen já são conhecidos também por outros nichos, como o bem-estar, que tem crescido muito.
“Se você está buscando festas, somos a Meca das festas. Se quer, wellness, como a Meca do wellness, e também do entretenimento, do luxo e outros nichos”, garante Cueto.
A PANROTAS viajou a convite do WTTC, com proteção GTA