Artur Luiz Andrade   |   02/10/2025 19:41
Atualizada em 02/10/2025 19:50

Quintana Roo quer brasileiros de volta a Cancun; visto eletrônico deve ajudar

Secretário de Turismo revelou que Brasil sequer é Top 10 hoje para o destino

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
O secretário de Turismo de Quintana Roo, Bernardo Cueto
O secretário de Turismo de Quintana Roo, Bernardo Cueto

ROMA – O secretário de Turismo de Quintana Roo, Bernardo Cueto, que lidera as políticas para o setor em um dos Estados mais importantes do México para o Turismo, falou com jornalistas da América do Sul durante o Global Summit WTTC, em Roma, pois uma das metas para 2026 é recuperar o mercado perdido de países como a Colômbia e o Brasil, por causa da exigência de visto físico ou do visto americano para entrar no país. “O Brasil era o terceiro maior mercado para a gente e hoje não está nem no Top 10”, disse o secretário, que tem em seu Estado destinos como Cancún, Cozumel e Playa del Carmen.

Uma boa notícia que impulsionará essa retomada do país como um todo é a volta do visto eletrônico, esperada para o começo de 2026. Fontes de Bernardo Cueto lhe disseram, no entanto, que ainda há chances de o sistema eletrônico entrar em operação este ano, começando pelo Brasil.

“Isso é urgente. Ainda mais com a Copa do Mundo de 2026 acontecendo no México”, disse o secretário. “Hoje já temos um voo direto da Gol, de Brasília para Cancún, o que foi espetacular, devido a esse problema dos vistos. Esperamos ter mais conectividade para nosso Estado, para que os turistas brasileiros e sul-americanos possam se deslocar e chegar com mais facilidade.”

Cueto promete uma estratégia muito agressiva no mercado sul-americano, visando a essa retomada do movimento com o visto eletrônico. Turistas esses que, por conta da política de vistos do México, acabou descobrindo a República Dominicana, Aruba, Curaçao, entre outros destinos caribenhos. E o secretário reconhece isso.

“Mas não gostamos de dizer para os turistas não irem a esse ou aquele destino, e sim que estamos investindo em qualidade, e eles vão notar uma melhoria impressionante em nossas cidades”, continuou Cueto. “Nos últimos anos, com esses investimentos, Quintana Roo aumentou muito a qualidade de sua infraestrutura. Hoje temos quatro aeroportos internacionais, uma logística maravilhosa que nos une a 12 destinos turísticos. Temos também o Tren Maya, que conta com 12 estações em nosso Estado e também aumentamos muito a qualidade de nossa oferta hoteleira.”

Tipos de resorts

O secretário garante que o Estado está com uma oferta hoteleira bem ampla, do all inclusive, que é o mais procurado pelos turistas ao luxo. Perguntado como os destinos de Quintana Roo se compara a Los Cabos, que é a imagem do luxo que muitos têm em mente, ele garante que já mais propriedades de luxo no Estado do que no destino do norte do país.

Ele citou o exemplo do XCaret, que conta com o super all inclusive, que abrange os parques, e que é um exemplo do destino, unindo praias, cenotes, atrações e a cultura maia. Quintana Roo pulou de 105 mil quartos de hotel para 136 mil em poucos anos.

Entre as marcas de luxo, ele cita o Ritz Carlton, o segundo San Reyes, um Mandarin Oriental, que será aberto nos próximos dias, a Casa de la Playa, o complexo Mayakoba, com campos de golfe PGA, The Edition, Kempinski e JW Marriott.

O mesmo investimento em luxo tem se dado nos shoppings, com as marcas mais requisitadas e áreas específicas para esse público de alto padrão.

Primeiro semestre

Enquanto a Argentina, que não precisa de visto, cresce 40% e responde por 2% do total de chegadas, Colômbia, Brasil e outros mercados sul-americanos continuam caindo para o Estado, nos primeiros seis meses desse ano. O Brasil caiu 2,9% em relação a 2024, com apenas 40 mil turitas (as maiores quedas foram nos anos anteriores, com a exigência do visto) e a Colômbia caiu 38%. Os americanos, que dominam o envio de visitantes para a região (cerca de 70% do total) caíram 6%. Quase nada, mas um sinal de alerta.

Festa, festa, festa?

Sobre a imagem de que o Estado tem os destinos mais festeiros, especialmente porque Cancún ficou marcada como lugar preferido dos spring breakers americanos, o secretário de Turismo disse que isso mudou e Cancún e Playa del Carmen já são conhecidos também por outros nichos, como o bem-estar, que tem crescido muito.

“Se você está buscando festas, somos a Meca das festas. Se quer, wellness, como a Meca do wellness, e também do entretenimento, do luxo e outros nichos”, garante Cueto.

A PANROTAS viajou a convite do WTTC, com proteção GTA



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18740 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.