Pedro Menezes   |   18/11/2025 18:01

“Brasil é essencial para o futuro da Flórida”, diz novo CEO do Visit Florida

Bryan Griffin destacou metas, desafios e estratégias ao Portal PANROTAS em sua primeira vez no País


PANROTAS / Pedro Menezes
Bryan Griffin, CEO do Visit Florida
Bryan Griffin, CEO do Visit Florida

O novo presidente e CEO do Visit Florida, Bryan Griffin, desembarcou no Brasil pela primeira vez desde que assumiu o comando da organização, em agosto deste ano. Em entrevista ao Portal PANROTAS, durante a Sales Mission, Griffin detalhou as prioridades da gestão, os planos para o mercado brasileiro, a evolução dos números de Turismo e a expectativa para a Copa do Mundo de 2026 e para o America 250.

“O Brasil se tornou o segundo maior mercado internacional da Flórida e queremos aumentar ainda mais esse número. Estou extremamente empolgado por assumir o Visit Florida e fiz questão de vir pessoalmente ao Brasil porque vejo tendências muito promissoras aqui. No primeiro e segundo trimestres tivemos um crescimento de 16% na visitação brasileira, e isso mostra a força desse relacionamento. O Brasil é hoje um dos mercados mais importantes e essencial para o futuro da Flórida"

Bryan Griffin, CEO do Visit Florida

Ele lembrou, em entrevista ao Portal PANROTAS, que a Flórida tem muito mais a oferecer além de Miami e Orlando (são 175 parques estaduais, centenas de praias e experiências únicas). "Quero que os brasileiros explorem essas novas regiões, se tornem especialistas no destino e continuem voltando. Nosso objetivo é expandir conectividade, apoiar companhias aéreas e oferecer valor ao viajante", completou.

Veja abaixo a entrevista na íntegra.

PORTAL PANROTAS - Primeiramente, bem-vindo ao Brasil. Como está sendo assumir o comando do Visit Florida? É mais desafiador ou mais empolgante?

BRYAN GRIFFIN – Estou extremamente empolgado com essa nova posição. Assumi o cargo em agosto, mas antes, eu estava no gabinete do governador da Flórida, trabalhando com comunicação, falando sobre políticas e prioridades do Estado. E nesse trabalho eu sempre tive contato muito próximo com a indústria do Turismo — algo que sempre considerei fundamental para a Flórida.

O Turismo é crítico para o Estado. A Flórida oferece aos seus residentes muitos benefícios, como baixa carga tributária, porque o Turismo torna isso possível. Eu sempre soube da importância disso e, como floridiano de quarta geração, eu amo falar sobre a Flórida e mostrar o destino para as pessoas. Então, assumir este novo desafio foi uma grande oportunidade.

PORTAL PANROTAS - Quais são suas prioridades neste primeiro ano como CEO?

PANROTAS / Pedro Menezes
Karem Basulto, Amy Rodriguez, Mitsi Goulias, Bryan Griffin, Rafaella Gross Brown, Mariana Barnes, Luise Sanches e Lizandra Pajak, do Visit Florida
Karem Basulto, Amy Rodriguez, Mitsi Goulias, Bryan Griffin, Rafaella Gross Brown, Mariana Barnes, Luise Sanches e Lizandra Pajak, do Visit Florida

BRYAN GRIFFIN – Quero garantir que continuemos não só mantendo, mas expandindo nossa participação de mercado, especialmente entre países-chave como o Brasil. As tendências que vejo na América Latina como um todo são positivas e empolgantes. O Brasil se tornou o segundo maior mercado internacional da Flórida, e isso é fantástico. Queremos aumentar ainda mais esse número.

Também queremos trabalhar a diversidade turística. Há muito para se ver na Flórida. Eu vivi minha vida inteira lá e ainda não conheço tudo. Por isso fazemos missões como esta aqui no Brasil: para capacitar viajantes, agentes e operadores sobre tudo o que há para fazer no Estado, e para que as pessoas possam voltar sempre.

PORTAL PANROTAS - Focar além de Miami e Orlando é hoje uma das principais estratégias?

BRYAN GRIFFIN – Eu diria: faça Miami e Orlando, mas guarde uns dias no final. A Flórida é fácil de explorar — você pode pegar o Brightline, alugar um carro, fazer um voo regional. Use aqueles últimos dias para visitar um dos nossos 175 parques estaduais, ou alguma das nossas praias, todas diferentes umas das outras. Temos ainda mais de 15 mil milhas de trilhas e muita história para conhecer. Vale muito a pena.

PORTAL PANROTAS - Vamos falar de números. Há previsões para este ano e para o mercado brasileiro?

BRYAN GRIFFIN – No ano passado, quebramos recordes: 143 milhões de visitantes na Flórida. Entre eles, 1,2 milhão de brasileiros. Este ano, estamos indo muito bem. No primeiro e no segundo trimestres deste ano, tivemos um crescimento de 16% na visitação vinda do Brasil, o que é algo excelente.

O Brasil continua quebrando seus próprios recordes em 2025 em relação a 2024. Estamos muito otimistas. No primeiro trimestre, recebemos 350 mil brasileiros, enquanto no primeiro semestre este número chega a 670 mil. Se dobrarmos, ultrapassaremos os 1,2 milhão de brasileiros que tivemos no ano passado. Então estamos no caminho certo. E com a Copa do Mundo no ano que vem, acreditamos que a demanda vai para outro nível.

PORTAL PANROTAS - Naturalmente, esse avanço depende também das ações do Visit Florida. Quais são as estratégias específicas para o mercado brasileiro?

PANROTAS / Emerson Souza
Bryan Griffin, CEO do Visit Florida
Bryan Griffin, CEO do Visit Florida

BRYAN GRIFFIN – Queremos continuar promovendo ações inovadoras, como esta que fizemos nesta semana no Brasil: espaço dedicado, tempo dedicado, foco total em Flórida. Temos sete parceiros nesta missão e queremos expandir isso, trazendo ainda mais parceiros da Flórida e aumentando oportunidades para que operadores e agentes brasileiros se tornem verdadeiros especialistas no destino.

Outro ponto crucial são as parcerias com companhias aéreas. É animador dizer que a Flórida concentra mais de 50% da oferta de voos diretos domésticos nos EUA. Quero aumentar esse número. Tenho me reunido sistematicamente com companhias aéreas para incentivar novas rotas.

E vamos investir forte em publicidade, promovendo exatamente aquilo que os brasileiros querem ver na Flórida — incluindo as oportunidades ligadas à Copa do Mundo de 2026.

PORTAL PANROTAS - Nos últimos anos, os EUA enfrentaram problemas com tempo de espera de visto e a conectividade aérea. O que ainda é desafio para desenvolver o mercado?

BRYAN GRIFFIN – A conectividade está melhorando. Com o aumento na participação de voos diretos, estamos subindo mais alguns pontos percentuais, e isso é positivo. Sobre vistos, eu entendo as complicações. Mas o tempo de espera está diminuindo, o que é ótimo, e que o custo do visto também foi reduzido.

PORTAL PANROTAS - Há algo que a Flórida possa fazer para facilitar ainda mais a vida do viajante brasileiro?

BRYAN GRIFFIN – Sim. Nossos destinos estão todos dispostos a ajudar, seja capacitando os fornecedores de produtos aqui no Brasil sobre o real valor da Flórida, seja mostrando oportunidades de economia que possam compensar o possível aumento no custo do visto.

A Flórida ainda oferece excelente custo-benefício — descontos em hotéis, refeições, experiências. O visitante realmente recebe muito pelo que paga, e queremos que isso seja cada vez mais conhecido.

PORTAL PANROTAS - O Visit Florida está trabalhando com o governo americano para adiar a taxa do “visa integrity fee”?

PANROTAS / Emerson Souza
Bryan Griffin, CEO do Visit Florida
Bryan Griffin, CEO do Visit Florida

BRYAN GRIFFIN – Esse é um assunto federal, e nós somos uma entidade estadual. O governo federal precisa definir o que considera adequado para os processos de visto. Mas, seja qual for a decisão, queremos garantir que isso não torne a viagem proibitiva. Por isso queremos ajudar nossos destinos a oferecer cada vez mais valor, talvez incentivos que compensem parte desses custos.

PORTAL PANROTAS - Para encerrar, qual é sua mensagem para agentes e operadores brasileiros que ainda não o conhecem pessoalmente?

BRYAN GRIFFIN – Olha, a Flórida tem tanta coisa para ver e fazer… Eu passei a vida inteira tentando conhecer tudo, e não consegui. Então, se você é agente ou operador e não visita a Flórida há algum tempo, volte. Explore um pouco. Depois volte ao Brasil e conte aos seus clientes o que encontrou. Nossos destinos pequenos, nossas cidades menores, nossas comunidades com eventos diferentes — tudo isso é incrível.

Ano que vem ainda teremos uma grande celebração pelo 250º aniversário dos Estados Unidos. Vai ser uma experiência especial para o visitante, com muita programação e fogos de artifício. E, claro, a Copa do Mundo. Vamos ter inúmeras parcerias com destinos locais para garantir que as pessoas aproveitem as oportunidades que serão proporcionadas pelo evento.

E queremos que a Flórida seja a base dos brasileiros durante a Copa. Os jogos estarão espalhados pelo país, mas a Flórida é o lugar perfeito para ficar: aeroportos eficientes, muitas conexões, inúmeras atividades para fazer entre uma partida e outra. Venham. A Flórida está pronta para receber vocês ainda mais do que nunca.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4411 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.