Em meio ao caos aéreo nos EUA, Trump exige retorno imediato dos controladores de voo
Presidente dos EUA classifica impasse atual como uma farsa criada pelos democratas para prejudicar o país

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acaba de exigir que todos os controladores de tráfego aéreo retornem imediatamente ao trabalho, sob pena de sofrerem descontos salariais. O país está sofrendo um caos aéreo nas últimas semanas por conta do shutdown, paralisação do governo que já dura 40 dias.
Trump classificou o atual impasse no setor como parte de um “Democrat Shutdown Hoax”, ou seja, uma farsa criada pelos democratas para prejudicar o país. Ele afirmou ainda que recomendará um bônus de US$ 10 mil para cada controlador que permaneceu trabalhando durante o período de paralisação.
O presidente também fez duras críticas profissionais que aderiram à pausa, dizendo não estar “feliz” com eles e advertindo que terão uma “marca negativa” na carreira. “Não ajudaram os Estados Unidos contra o ataque democrata que só quis prejudicar nosso país”, disse ele, em comunicado.
Trump também prometeu substituir rapidamente os profissionais que deixarem seus cargos por “verdadeiros patriotas” e criticou a administração anterior por, segundo ele, ter desperdiçado bilhões de dólares tentando modernizar equipamentos “antiquados”.
Com exatos 40 dias de shutdown (paralisação do governo), a Administração Federal de Aviação (FAA) foi obrigada a determinar uma redução inédita de voos comerciais e privados, que provocou mais de 8 mil atrasos e 2,2 mil cancelamentos apenas no último fim de semana.