Grupo Cataratas investe R$ 800 milhões em atrativos de Foz do Iguaçu (PR)
Companhia inaugura AquaFoz amanhã e revitalizará Marco das Três Fronteiras e o Parque Nacional do Iguaçu

FOZ DO IGUAÇU (PR) - O Grupo Cataratas vem expandindo seus investimentos em Foz do Iguaçu (PR), cidade em que a empresa nasceu em 1998. Para os próximos anos, a companhia planeja investir R$ 800 milhões em seus atrativos na região.
Deste montante, R$ 140 milhões já foram destinados ao mais novo produto turístico da cidade: o AquaFoz, que será inaugurado ao público nesta sexta-feira (14). O novo aquário é um projeto 100% administrado pelo Grupo Cataratas, que também possui o AquaRio, no Rio de Janeiro.

“A história do Grupo Cataratas começou aqui em Foz, há 25 anos, com a gestão do Parque Nacional do Iguaçu. A gente cresceu junto com o destino e é muito importante para nós entregarmos esse centro de conservação da biodiversidade para a cidade”
Pablo Morbis, CEO e presidente do Grupo Cataratas
Além do investimento em um novo atrativo, a companhia atuará ativamente em outras atrações em Foz, confira detalhes abaixo:
Parque Nacional do Iguaçu

O Grupo Cataratas opera o Parque Nacional do Iguaçu em uma concessão ao lado da Urbia. Em parceria, o PNI já está recebendo um investimento grande em sua infraestrutura. Quem circula pelo parque, inclusive, já consegue perceber algumas intervenções.
“A gente vai investir nos próximos cinco anos cerca de R$ 600 milhões na requalificação do Parque Nacional do Iguaçu. Toda a estrutura que nós temos hoje será refeita, as passaras, o centro de visitação, a recepção no final do circuito e muito mais”, explicou Pablo Morbis.
O projeto deve ser entregue em sua totalidade em 2030, mas alguns pontos da requalificação já foram inaugurados, como o Espaço Usina, aberto nas últimas semanas. Além disso, para o ano que vem, a Urbia+Cataratas espera entregar o Circuito de Aventuras, que possibilitará visitantes a fazer trilhas, passeios náuticos e outras experiências dentro do parque.
Outra requalificação de peso é a passarela que leva os visitantes para perto das Cataratas do Iguaçu. Ela será praticamente dobrada de tamanho, tanto de largura como de comprimento, chegando até a ‘ilha’ do outro lado de onde sai a passarela.
“Estamos preparando o parque para os próximos 30 anos. Quando pegamos a concessão, o PNI recebia 700 mil visitantes por ano. Hoje, são dois milhões, e temos a expectativa de duplicar esse número com as melhorias”
Pablo Morbis, CEO e presidente do Grupo Cataratas
Marco das Três Fronteiras

O investimento no Marco das Três Fronteiras é outra grande novidade. O Grupo Cataratas recebeu a concessão do Espaço das Américas, um terreno histórico para a região e que fica ao lado do Marco. Com isso, o atrativo ganhará uma ampliação, com expectativa de inaugurar a novidade no próximo ano.
“Nós vamos pegar esse espaço que é um cartão postal de Foz, mas que está completamente abandonado, e realizar uma revitalização completa. Vamos começar as obras já esse ano, integrando esse espaço com o Marco das Três Fronteiras para uma experiência ainda mais imersiva”, destacou Pablo.
Turismo internacional impulsiona 2025
Segundo Pablo, o Turismo internacional foi o grande impulsionador para o Grupo Cataratas em 2025, já que a companhia opera atrativos muito atrelados aos estrangeiros, como as próprias Cataratas e o Paineiras-Corcovado, serviços de vans que sobem até o Cristo Redentor.
“O ano de 2025 foi muito especial para nós. Tivemos a retomada do Turismo internacional e a volta dos argentinos. Nos destinos que a gente opera, tanto em Foz como no Rio, isso foi um fator muito relevante, com um aumento grande na visitação. O papel dos países do Mercosul foi muito importante para nós e acabamos surfando nesse bom momento que tem sido divulgado pela Embratur”
Pablo Morbis, CEO e presidente do Grupo Cataratas
A PANROTAS viaja a convite do Grupo Cataratas