Zohran Mamdani, novo prefeito de Nova York, tem visão ambiciosa para o Turismo
Maior orçamento, promoção do destino para além de Manhattan, Copa do Mundo e Airbnb estão na proposta

Zohran Mamdani, um político norte-americano de 34 anos, é o novo prefeito de Nova York, tornando-se o primeiro muçulmano a liderar a maior cidade dos Estados Unidos. Nascido em Uganda e filho da cineasta Mira Nair e do acadêmico Mahmood Mamdani, ele se mudou para os EUA aos sete anos. Antes de sua carreira política, que começou com a eleição para a Assembleia Estadual de Nova York em 2021, Mamdani atuou como conselheiro de prevenção de execuções hipotecárias e até se aventurou na música como rapper e se tornou um fenômeno do TikTok. Sua eleição é vista como um marco para a ala mais progressista do Partido Democrata.
Com um olhar voltado para o futuro, Mamdani já delineou planos ambiciosos para o setor de Turismo de Nova York, com a Copa do Mundo de 2026 como peça central de sua estratégia.
Veja as principais propostas de Zohran Mamdani, novo prefeito de Nova York, para o Turismo
Aumento do orçamento para promoção
Uma das primeiras medidas anunciadas por Mamdani é o aumento do orçamento do escritório de Turismo da cidade. O objetivo é reforçar a promoção de Nova York no cenário internacional e consolidar sua imagem como um destino acolhedor.
Foco na Copa do Mundo 2026 em Nova York
Para coordenar os esforços relacionados à Copa do Mundo FIFA 2026, o novo prefeito de Nova York planeja criar o cargo de "czar do Turismo", que será responsável por alinhar as atividades entre os diversos departamentos da prefeitura e outras entidades envolvidas no evento.
Descentralização do destino
Mamdani pretende ir além dos tradicionais pontos turísticos de Manhattan. Sua proposta é direcionar investimentos e atenção para bairros do Queens, Brooklyn, Bronx e Staten Island, incentivando os visitantes a explorarem a "verdadeira diversidade da cidade". A ideia é que o fluxo de turistas seja mais bem distribuído, beneficiando um número maior de comunidades. "Quero que os turistas que vêm aqui sintam a verdadeira diversidade da cidade, não apenas a Times Square", pondera o jovem prefeito.
Benefícios para a comunidade local
A estratégia do novo prefeito enfatiza que o crescimento do Turismo deve trazer retornos positivos para os moradores locais. Ele defende a contratação de mão de obra da própria cidade, a participação da comunidade nas decisões sobre o desenvolvimento turístico e a promoção de pequenos negócios e centros culturais nos bairros.
Regulamentação do Airbnb e acessibilidade
Zohran Mamdani também planeja revisar as regulamentações do Airbnb em Nova York, buscando um equilíbrio entre a inovação da plataforma e a proteção da comunidade. O prefeito eleito apoia a Lei Local 18, que restringiu a atuação de plataformas como o Airbnb, mas busca um equilíbrio que permita um Turismo acessível sem prejudicar a oferta de moradias. O objetivo é tornar os aluguéis de curto prazo mais seguros e responsáveis.
Além disso, em uma demonstração de seu compromisso com a inclusão, o prefeito eleito solicitou à FIFA que limite os preços dos ingressos da Copa do Mundo e reserve uma porcentagem de assentos para os moradores de Nova York a preços mais acessíveis.
O impacto do Turismo para Nova York
O foco do novo prefeito no Turismo encontra respaldo na relevância do setor para a economia de Nova York. Em 2024, a indústria gerou um impacto econômico de US$ 79 bilhões e sustentou mais de 388 mil empregos, correspondendo a cerca de 9% da força de trabalho da cidade. O referencial do trabalho de promoção turística da cidade são reconhecidas internacionalmente, um fato reforçado pela recente nomeação de seu ex-presidente e CEO, Fred Dixon, para a liderança do Brand USA, a organização de marketing de destino dos Estados Unidos, em julho de 2024.
Dixon, porém, assumiu o cargo em um momento desafiador para o Brand USA, visto que o presidente Donald Trump reduziu drasticamente a verba do órgão de promoção de Turismo do país.