Filip Calixto   |   31/12/2025 10:26
Atualizada em 31/12/2025 10:38

Batida entre trens deixa um morto e 40 feridos em rota turística para Machu Picchu

Colisão ocorreu na principal rota de acesso ao sítio arqueológico e levou à suspensão do serviço

Reprodução/La República
As causas do acidente ainda estão sendo apuradas pelas autoridades locais
As causas do acidente ainda estão sendo apuradas pelas autoridades locais

Uma colisão frontal entre dois trens que transportavam turistas para Machu Picchu deixou ao menos uma pessoa morta e cerca de 40 feridas ontem (30), no Peru. O acidente ocorreu na principal rota de acesso ao sítio arqueológico, um dos destinos turísticos mais visitados da América do Sul.

Segundo informações das agências Reuters e AFP, as composições pertenciam às empresas Inca Rail e Peru Rail e seguiam em direção ao complexo que abriga Machu Picchu quando se chocaram. De acordo com o jornal peruano La República, a vítima fatal era o maquinista de um dos trens envolvidos.

As causas do acidente ainda estão sendo apuradas pelas autoridades locais. A imprensa peruana informou que os feridos foram socorridos e encaminhados para hospitais da região de Cusco.

Em nota, o governo do Peru afirmou que o transporte ferroviário para Machu Picchu precisou ser temporariamente suspenso para permitir o resgate das vítimas e a apuração das circunstâncias da batida.

Declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1983, Machu Picchu é a principal atração turística do país. O parque recebe, em média, cerca de 4,5 mil visitantes por dia, muitos deles estrangeiros, segundo dados do Ministério do Comércio Exterior e Turismo.

O acesso ao sítio arqueológico é feito majoritariamente por trem, a partir de Cusco, antiga capital do Império Inca, localizada a aproximadamente 110 quilômetros de distância.

Este não foi o primeiro acidente do tipo na região. Em julho de 2018, uma colisão semelhante deixou 35 pessoas feridas e provocou a suspensão temporária do transporte ferroviário, o que acabou isolando turistas em Machu Picchu por várias horas.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Filip Calixto tem 7538 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes