Pedro Menezes   |   08/12/2025 10:34

Aeroporto de Lima inicia cobrança de taxa de passageiros em conexão

Segundo a Iata, medida enfraquece competitividade do principal aeroporto peruano e limita seu crescimento

Divulgação/Fraport AG
Com a introdução da nova taxa, prevê-se que o tráfego internacional aumente apenas até 3% ao ano até 2041, enquanto seria possível crescer 9% sem a taxa
Com a introdução da nova taxa, prevê-se que o tráfego internacional aumente apenas até 3% ao ano até 2041, enquanto seria possível crescer 9% sem a taxa

O Aeroporto Internacional de Lima/Jorge Chávez, no Peru, começou a cobrar uma taxa aeroportuária de todos os passageiros em conexão. A nova Tarifa Unificada por Uso de Aeroporto (TUUA) é aplicada a todos os passageiros em conexão internacional e custa US$ 11,86 por trecho, já com o imposto IGV incluído, que chega a valores em torno de R$ 65 no câmbio atual.

A medida, considerada inédita na América Latina, foi alvo de críticas da Associação de Transporte Aéreo Internacional (Iata), que lamentou que o Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC) e a Lima Airport Partners (LAP) não tenham chegado a uma solução em relação à nova taxa.

Segundo a Iata, a medida, que iria começar em outubro mas foi adiada, enfraquece a competitividade do principal aeroporto do país e limita seu crescimento. Com a introdução da TUUA, prevê-se que o tráfego internacional aumente apenas até 3% ao ano até 2041, enquanto seria possível crescer 9% sem a taxa.

“Lamentamos que a Lima Airport Partners tenha agido pensando unicamente em seus próprios interesses, sem considerar o bem-estar dos passageiros, sobretudo, do Peru e de seus cidadãos. A TUUA não só aumentará os custos, mas limitará o crescimento do Aeroporto Jorge Chávez e reduzirá as opções de voo para os passageiros. Esta decisão enfraquece seu papel como hub internacional e compromete a competitividade do Peru em comparação com outros países da região”

Peter Cerdá, vice-presidente regional da Iata para as Américas

A Iata lamenta que até o momento não tenham sido alcançadas soluções e reafirma seu compromisso de continuar colaborando com o Governo peruano para identificar alternativas sustentáveis que protejam os viajantes, incentivem o crescimento do setor aéreo e reforcem a conectividade e a competitividade do país.

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Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.