Embratur lança plataforma para promover o Brasil por meio da música
Plataformas Rio de Janeiro Sounds e Salvador Sounds organizarão programação musical de cidades brasileiras

A Embratur anunciou nesta segunda-feira (8), durante coletiva de imprensa on-line, uma parceria com a produtora Queremos! para o lançamento da plataforma Rio de Janeiro Sounds e Salvador Sounds, que tem como objetivo difundir e organizar a programação musical das cidades brasileiras.
A plataforma reunirá, em um primeiro momento, a programação musical do Rio de Janeiro, e posteriormente de Salvador, para informar turistas internacionais e também brasileiros que queiram participar dos eventos e ficar por dentro da cena cultural brasileira.
“A imagem do Brasil se faz por meio de vários fatores e a música é uma das identidades mais importantes do País, sendo um elemento para que possamos apresentá-lo aos visitantes internacionais. A Embratur trabalha muito com a diversidade, considerando que o Brasil não é só clima, biomas, gastronomia, mas também música, a qual espelha essa diversidade e consegue apresentar um País diverso. A ideia é começar esse projeto no Rio de Janeiro e Salvador, para depois difundi-lo por todo o Brasil”
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo
"Temos acompanhando o trabalho feito pela Embratur, que abraça o audiovisual e o torna um cartão de visitas para os turistas internacionais que vêm ao Brasil. A ideia com o Rio de Janeiro Sounds e Salvador Sounds é apresentar não só para os turistas internacionais, mas também aos brasileiros, um site que pretende organizar e apresentar o que existe de programação musical nas cidades. Queremos fornecer essas programações para que as pessoas se organizem de maneira mais fácil para conhecer os atrativos culturais dos destinos", explica o diretor do Queremos!, Felipe Continentino.
A previsão é lançar o Rio de Janeiro Sounds na próxima sexta-feira (12), já com programações inclusas, e lançar o Salvador Sounds no final de janeiro.


Marcelo Freixo destacou ainda que a música traça uma geografia dos destinos. "A música pode fazer uma grande geografia da cidade e, por meio da busca, o visitante pode ir conhecendo o que não é óbvio no destino, saber onde tem uma roda de samba, que bairro é aquele que vai receber o evento, além de outros atrativos que o local pode oferecer", complementa o presidente da Embratur, destacando que a iniciativa surge em um momento histórico para o Brasil.
"Esse momento é muito rico, estamos batendo todos os recordes de chegadas de estrangeiros no Brasil. O País que nunca tinha passado dos 6,5 milhões de turistas internacionais chegará, neste ano, a nove milhões. Já estamos com alta de 43% no número de visitantes estrangeiros sobre o ano passado. O País volta a ser respeitado"
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Parceria da Embratur com o Tiny Desk Brasil
Já ao lado do Tiny Desk Brasil, a Embratur anuncia o lançamento de um episódio especial do projeto liderado pela produtora Anonymous Content Brazil para encerrar o ano de 2025. Fernanda Couto, PR do Tiny Desk Brasil na Anonymous Content Brazil, será a porta-voz do projeto.
"É uma grande honra fazer parte desse ciclo de parcerias da Embratur no universo musical. O Tiny Desk Brasil foi um dos grandes destaques do universo cultural neste ano e hoje anunciamos um episódio extra no dia 16 de dezembro. Essa parceria fortalece uma visão em comum, que é promover o reconhecimento da diversidade, das expressões culturais e experiências autênticas sustentáveis brasileiras. O objetivo é integrar música e promoção turística internacional do Brasil com um olhar cuidadoso para a projeção no Exterior e a qualificação da forma como as nossas expressões artísticas são percebidas globalmente"
Fernanda Couto, PR do Tiny Desk Brasil na Anonymous Content Brazil
A gravadora Som Livre também participou (de forma on-line) do encontro. Dona de uma dos maiores acervos fonográficos da música brasileira, o Projeto Disco nAgulha vai rodar a temporada de verão em pontos turísticos, com sessões de discotecagem em vinil gravadas em locais simbólicos do Rio de Janeiro.