Karina Cedeño   |   08/12/2025 16:55
Atualizada em 08/12/2025 16:58

Embratur lança plataforma para promover o Brasil por meio da música

Plataformas Rio de Janeiro Sounds e Salvador Sounds organizarão programação musical de cidades brasileiras


Reprodução/Coletiva de imprensa
Fernanda Couto, PR do Tiny Desk Brasil na Anonymous Content Brazil, Pedro Seiler, fundador do Queremos!, Roberto Gevaerd, diretor de Gestão e Inovação, da Embratur, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Allexia Ferreira, supervisora de Economia Criativa da Embratur, Felipe Continentino, diretor do Queremos!, e Luciano Matos, jornalista e diretor do Radioca (Bahia)
Fernanda Couto, PR do Tiny Desk Brasil na Anonymous Content Brazil, Pedro Seiler, fundador do Queremos!, Roberto Gevaerd, diretor de Gestão e Inovação, da Embratur, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Allexia Ferreira, supervisora de Economia Criativa da Embratur, Felipe Continentino, diretor do Queremos!, e Luciano Matos, jornalista e diretor do Radioca (Bahia)

A Embratur anunciou nesta segunda-feira (8), durante coletiva de imprensa on-line, uma parceria com a produtora Queremos! para o lançamento da plataforma Rio de Janeiro Sounds e Salvador Sounds, que tem como objetivo difundir e organizar a programação musical das cidades brasileiras.

A plataforma reunirá, em um primeiro momento, a programação musical do Rio de Janeiro, e posteriormente de Salvador, para informar turistas internacionais e também brasileiros que queiram participar dos eventos e ficar por dentro da cena cultural brasileira.

“A imagem do Brasil se faz por meio de vários fatores e a música é uma das identidades mais importantes do País, sendo um elemento para que possamos apresentá-lo aos visitantes internacionais. A Embratur trabalha muito com a diversidade, considerando que o Brasil não é só clima, biomas, gastronomia, mas também música, a qual espelha essa diversidade e consegue apresentar um País diverso. A ideia é começar esse projeto no Rio de Janeiro e Salvador, para depois difundi-lo por todo o Brasil”

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo

"Temos acompanhando o trabalho feito pela Embratur, que abraça o audiovisual e o torna um cartão de visitas para os turistas internacionais que vêm ao Brasil. A ideia com o Rio de Janeiro Sounds e Salvador Sounds é apresentar não só para os turistas internacionais, mas também aos brasileiros, um site que pretende organizar e apresentar o que existe de programação musical nas cidades. Queremos fornecer essas programações para que as pessoas se organizem de maneira mais fácil para conhecer os atrativos culturais dos destinos", explica o diretor do Queremos!, Felipe Continentino.

A previsão é lançar o Rio de Janeiro Sounds na próxima sexta-feira (12), já com programações inclusas, e lançar o Salvador Sounds no final de janeiro.

Reprodução
Plataforma Rio de Janeiro Sounds será lançada no dia 12 de dezembro deste ano
Plataforma Rio de Janeiro Sounds será lançada no dia 12 de dezembro deste ano
Reprodução
Plataforma Salvador Sounds será lançada em janeiro de 2026
Plataforma Salvador Sounds será lançada em janeiro de 2026

Marcelo Freixo destacou ainda que a música traça uma geografia dos destinos. "A música pode fazer uma grande geografia da cidade e, por meio da busca, o visitante pode ir conhecendo o que não é óbvio no destino, saber onde tem uma roda de samba, que bairro é aquele que vai receber o evento, além de outros atrativos que o local pode oferecer", complementa o presidente da Embratur, destacando que a iniciativa surge em um momento histórico para o Brasil.

"Esse momento é muito rico, estamos batendo todos os recordes de chegadas de estrangeiros no Brasil. O País que nunca tinha passado dos 6,5 milhões de turistas internacionais chegará, neste ano, a nove milhões. Já estamos com alta de 43% no número de visitantes estrangeiros sobre o ano passado. O País volta a ser respeitado"

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Parceria da Embratur com o Tiny Desk Brasil

Já ao lado do Tiny Desk Brasil, a Embratur anuncia o lançamento de um episódio especial do projeto liderado pela produtora Anonymous Content Brazil para encerrar o ano de 2025. Fernanda Couto, PR do Tiny Desk Brasil na Anonymous Content Brazil, será a porta-voz do projeto.

"É uma grande honra fazer parte desse ciclo de parcerias da Embratur no universo musical. O Tiny Desk Brasil foi um dos grandes destaques do universo cultural neste ano e hoje anunciamos um episódio extra no dia 16 de dezembro. Essa parceria fortalece uma visão em comum, que é promover o reconhecimento da diversidade, das expressões culturais e experiências autênticas sustentáveis brasileiras. O objetivo é integrar música e promoção turística internacional do Brasil com um olhar cuidadoso para a projeção no Exterior e a qualificação da forma como as nossas expressões artísticas são percebidas globalmente"

Fernanda Couto, PR do Tiny Desk Brasil na Anonymous Content Brazil

A gravadora Som Livre também participou (de forma on-line) do encontro. Dona de uma dos maiores acervos fonográficos da música brasileira, o Projeto Disco nAgulha vai rodar a temporada de verão em pontos turísticos, com sessões de discotecagem em vinil gravadas em locais simbólicos do Rio de Janeiro.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Karina Cedeño

Conteúdos por

Karina Cedeño

Karina Cedeño tem 7721 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.