Rio cresce 48% até setembro e impulsiona recorde no Turismo internacional
Principais emissores internacionais para o Rio continuam sendo Argentina, Chile, Estados Unidos

O Rio de Janeiro vive, em 2025, o melhor momento do seu turismo internacional em mais de três décadas e tem sido protagonista direto do avanço do Brasil no cenário global. Segundo o mais recente relatório da ONU Turismo, o país lidera o ranking mundial de crescimento no fluxo de visitantes estrangeiros entre os principais destinos do planeta, como vimos em primeira mão no Portal PANROTAS.
Enquanto o Brasil cresceu 45% no período de janeiro a setembro na comparação com 2024, o Rio de Janeiro avançou ainda mais rápido: 48%, número que consolida o estado como o principal motor desse resultado histórico. O desempenho fluminense supera com folga outros grandes destinos nacionais: São Paulo cresceu 21%, menos da metade do ritmo registrado pelo Rio.
Segundo o Governo do Estado, o resultado é reflexo direto de uma política robusta de promoção do destino Rio de Janeiro no Exterior. O fortalecimento do Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão) também foi decisivo. O terminal alcançou em 2024 a sua melhor performance em conectividade desde 2014. Foram cerca de 15 milhões de passageiros transportados. Para este ano, a expectativa é passar de 17 milhões.
Entre janeiro e outubro, o Estado já recebeu quase 1,8 milhão de turistas internacionais, e a projeção oficial da Setur-RJ é ultrapassar, pela primeira vez na história, a marca de 2 milhões de visitantes estrangeiros até dezembro.
"O Rio de Janeiro voltou a ser protagonista no cenário global. Esses resultados não são por acaso: estamos investindo em segurança, infraestrutura, conectividade aérea e promoção internacional. É um trabalho integrado, que fortalece a economia, gera emprego em todas as regiões e melhora a imagem do nosso estado mundo afora. Superar a marca de 2 milhões de turistas estrangeiros será um marco histórico para o nosso turismo e para o desenvolvimento do Rio"
Secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca
Os principais emissores internacionais para o Rio continuam sendo Argentina, Chile, Estados Unidos e França, todos com altas expressivas em 2025. O mercado italiano também registrou aumento significativo e já superou todo o fluxo do ano anterior ainda em outubro.