Pedro Menezes   |   18/12/2025 15:45
Atualizada em 18/12/2025 15:54

WTTC define Madri como nova sede global e transfere operação do Reino Unido para Espanha

Missão é ter maior acesso a talentos, eficiência operacional e proximidade com organismos internacionais

Unsplash/Jorge Fernández Salas
A mudança ocorre após decisão unânime do Comitê Operativo da entidade
A mudança ocorre após decisão unânime do Comitê Operativo da entidade

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) anunciou Madri como sua nova sede global. A mudança marca a transferência da operação internacional do Reino Unido para a Espanha e faz parte de uma estratégia de longo prazo para ampliar o impacto e a eficiência do WTTC no cenário global.

A mudança ocorre após decisão unânime do Comitê Operativo da entidade. Manfredi Lefebvre, presidente do Conselho de Administração do WTTC, afirmou que a mudança permitirá operações mais eficientes, maior geração de valor para membros e acesso ampliado a talentos globais.

“Este passo garante que o WTTC mantenha uma verdadeira perspectiva internacional, com o apoio sólido do governo espanhol. 2026 será um ano de transformação, com foco ainda maior nos membros, mais capacidade de pesquisa e uma atuação mais profunda junto aos governos”, afirmou Manfredi.

Divulgação
Manfredi Lefebvre, presidente do Conselho de Administração do WTTC
Manfredi Lefebvre, presidente do Conselho de Administração do WTTC

“A Espanha entende a relevância do Turismo para o crescimento e a geração de empregos. Estar em uma cidade competitiva como Madri permitirá ao WTTC oferecer uma relação mais próxima com seus membros e contribuir de forma ainda mais efetiva para o desenvolvimento de políticas públicas que impulsionem o setor

Gloria Guevara, CEO e presidente interina do WTTC

A escolha da capital espanhola foi feita após uma avaliação detalhada que envolveu também candidaturas de destinos como Dubai (Emirados Árabes Unidos), França, Itália e Suíça.

Ao todo, seis critérios nortearam a decisão:

  • Custos de aluguel e operação, ambiente fiscal e incentivos
  • Agilidade em vistos e permissões de trabalho
  • Apoio governamental
  • Custo de vida para atração
  • Retenção de talentos e proximidade com organizações internacionais

Ainda segundo o WTTC, Madri se destacou de forma consistente em todos esses aspectos. A cidade oferece um ambiente empresarial competitivo, custos operacionais mais baixos, forte conectividade aérea internacional e acesso facilitado a um mercado de cerca de 350 milhões de profissionais qualificados na região.

Impactos do Brexit pesaram na decisão

Entre os fatores que também influenciaram a mudança estão os desafios impostos pelo Brexit, especialmente no que diz respeito à mobilidade de talentos e à complexidade de vistos e autorizações de trabalho no Reino Unido. Em um momento em que o WTTC busca ampliar sua atuação global e se tornar ainda mais ágil, essas barreiras passaram a ser vistas como um entrave estratégico.

Com a nova sede, a organização espera fortalecer a presença internacional, estreitar o relacionamento com seus membros e ampliar a capacidade de atuação em pesquisa, advocacy e desenvolvimento de políticas públicas para o setor de viagens e turismo.

Proximidade com entidades e apoio do governo espanhol

Outro ponto decisivo foi a proximidade com instituições globais, como a ONU Turismo, além do forte apoio do governo espanhol ao setor. A localização também favorece a colaboração com outras organizações e reforça o posicionamento do WTTC como interlocutor estratégico entre o setor privado e governos ao redor do mundo.

A nova sede global será um hub central da rede internacional do WTTC, apoiando suas iniciativas de defesa do setor, produção de estudos econômicos e engajamento com líderes empresariais do turismo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4988 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.