Bahia registra recorde de turistas estrangeiros em 2025
Estado recebeu mais de 211 mil visitantes do exterior e concentrou 43,7% do fluxo internacional na região

A Bahia registrou, em 2025, o maior número de turistas estrangeiros de sua série histórica. Segundo dados oficiais, 211,5 mil visitantes de outros países entraram no Brasil pelo Estado ao longo do ano, aumento de 47,3% em relação a 2024. Entre janeiro e setembro, o total já havia superado o volume registrado em todo o ano anterior.
O resultado é atribuído à ampliação das conexões aéreas internacionais, conduzida pelo Governo da Bahia, por meio da Setur-BA (Secretaria de Turismo do Estado da Bahia), em parceria com companhias aéreas e aeroportos, além da promoção de destinos baianos em eventos realizados em outros países.
O crescimento registrado pela Bahia ficou acima das taxas nacionais e regionais. O estado concentrou 43,7% dos turistas estrangeiros que desembarcaram no Nordeste em 2025.
De acordo com o secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar, a expectativa é de continuidade do crescimento em 2026, impulsionada pela nova rota aérea entre a cidade do Panamá e Salvador, operada pela Copa Airlines, e pelas ações de captação de novos voos.
Em 2025, os turistas argentinos representaram quase metade do fluxo estrangeiro com destino à Bahia. Também estiveram entre os principais emissores de visitantes Portugal, Uruguai, França, Itália, Alemanha, Espanha e Chile. As informações são da Embratur e da Polícia Federal.