Pedro Menezes   |   22/01/2026 10:38
Atualizada em 22/01/2026 10:40

Ceará fecha 2025 com recordes e avança na internacionalização do aeroporto de Jericoacoara

Secretário destacou ainda o potencial turístico da região, com a chegada de um novo hotel cinco estrelas



PANROTAS / Pedro Menezes
Eduardo Bismarck, secretário de Turismo do Ceará
Eduardo Bismarck, secretário de Turismo do Ceará

MADRI - O Ceará celebrou um ano de 2025 histórico para o Turismo, entre recordes no mercado doméstico e internacional, consolidando o Estado como um dos destinos mais promissores do Brasil. É o que disse Eduardo Bismarck, secretário de Turismo do Ceará, em entrevista na Fitur 2026.

“Estamos vivendo alguns dos melhores momentos nos nossos índices pós-pandemia. Na chegada de turistas estrangeiros de forma direta, por exemplo, estamos batendo recordes históricos”, disse Bismarck.

Ele lembrou ainda que quatro novos voos internacionais foram anunciados no ano passado, totalizando nove destinos internacionais, incluindo agora a rota da Iberia entre Madri e Fortaleza, que teve 100% de ocupação no voo inaugural. O voo, inclusive, passará a operar cinco vezes por semana a partir de 12 de abril.

Além do fortalecimento da conectividade aérea, o Estado avançou na infraestrutura aeroportuária. Pelo programa Ampliar, foram concedidos à iniciativa privada os aeroportos regionais de Jericoacoara e Aracati. “Isso vai permitir ampliação de voos e uma possível internacionalização do aeroporto de Jericoacoara, que está a cerca de cinco horas de Fortaleza, nosso principal portão de entrada internacional”, explicou ele.

O secretário destacou ainda o potencial turístico da região de Jericoacoara e de Preá, com hotéis de alto padrão, como a chegada de um resort cinco estrelas da Rede Anantara, bem como a crescente chegada de turistas internacionais, incluindo via aviação privada.

A pista do aeroporto de Jericoacoara, inclusive, já está homologada para aeronaves como o A321XLR, o mesmo modelo que a Iberia utiliza em seu voo Madri-Fortaleza, e deve atrair outras companhias aéreas. “Temos companhias da Europa e da América do Sul interessadas na internacionalização do aeroporto de Jericoacoara. Tenho certeza de que 2026 será ainda melhor, com expectativa de novos recordes no turismo do Ceará”, projetou o secretário.

A PANROTAS é media partner da Fitur e viaja com proteção Hero Seguros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4848 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.