Filip Calixto   |   19/01/2026 11:17
Atualizada em 19/01/2026 11:18

Civitatis apresenta novo CEO, lança aplicativo e reforça aposta na América Latina

Sob nova liderança, Civitatis aposta em tecnologia e personalização para crescer na região

PANROTAS / Filip Calixto
Andrés Spitzer, novo CEO da Civitatis, ao lado de Enrique Espinel, COO da marca
Andrés Spitzer, novo CEO da Civitatis, ao lado de Enrique Espinel, COO da marca

MADRI - Como forma de melhor aproveitar a semana da Fitur 2026, que começa na quarta-feira (21), a Civitatis reuniu a imprensa para apresentar sua nova fase, representada sobretudo por três novidades: um novo CEO, o lançamento de um aplicativo totalmente redesenhado e o reforço na presença da marca no mercado da América Latina.

A reunião, realizada nesta segunda-feira (19), no escritório da empresa na capital espanhola, foi conduzida por Andrés Spitzer, que assumiu o cargo de CEO em dezembro, substituindo Alberto Gutiérrez. A ocasião representa, inclusive, a primeira entrevista para veículos de imprensa.

O foco da conversa foi o novo aplicativo da Civitatis, desenvolvido do zero e tratado internamente como um pilar da nova fase da empresa.

A proposta representa uma mudança clara de posicionamento, já que a plataforma deixa de se limitar à venda pontual de atividades e passa a atuar como um “companheiro de viagem”, acompanhando o usuário antes, durante e depois do deslocamento, com experiências e recomendações personalizadas.

O conceito central do novo aplicativo muda, permitindo que o viajante organize sua experiência desde a fase de inspiração até o pós-viagem. A ideia é que a ferramenta passe a acompanhar o usuário antes, durante e depois do deslocamento, com um nível mais profundo de personalização, ampliando assim um papel que antes estava concentrado majoritariamente no site. A companhia entende que assim consegue maximizar a conversão de vendas.

Segundo os executivos, a implementação será progressiva, com um roadmap considerado ambicioso para os próximos meses. A ideia é que o app permaneça instalada mesmo após o retorno do viajante, oferecendo valor contínuo - um indicativo da mudança de lógica de uso da plataforma.

Novos serviços para "completar" a experiência do viajante

Entre as próximas funcionalidades previstas, estão serviços complementares que ajudam a "preencher" o roteiro do viajante, como traslados e a oferta de um SIM virtual com dados ilimitados. Além disso, produtos já existentes, como seguros, passarão por melhorias.

A proposta é ampliar o ecossistema da plataforma e reforçar a promessa de hiperpersonalização, tornando a experiência mais integrada e fluida, com menos fricção e mais relevância para o usuário final.

"Os usuários não querem mais ver listas intermináveis; querem poucas opções, mas que façam sentido para o tipo de viagem que estão fazendo"

Andrés Spitzer, CEO da Civitatis

América Latina no centro da estratégia

A Civitatis, por meio da entrevista de seu novo CEO, deixou claro que a América Latina ocupa hoje um papel central em sua estratégia global. A empresa tem buscado se posicionar não apenas como uma companhia espanhola atuando na região, mas como uma marca local em mercados-chave como México, Argentina, Colômbia e, especialmente, Brasil.

PANROTAS / Filip Calixto
Spitzer assumiu a função em dezembro, substituindo Alberto Gutiérrez
Spitzer assumiu a função em dezembro, substituindo Alberto Gutiérrez

Segundo Enrique Espinel, COO da marca, que também esteve no encontro de hoje, o Brasil se destaca por características próprias: maior nível de digitalização, versatilidade nos meios de pagamento e um comportamento de consumo diferente de outros países latino-americanos.

A existência de um hub dedicado no País reforça essa aposta de longo prazo. A expectativa é de crescimento superior a 30% na região ainda este ano, mesmo em um contexto político e econômico considerado menos estável, principalmente pelo fator de se tratar de um ano de eleições.

A conectividade aérea também pesa a favor da região. Madri, que ganhou novas conexões com o País ao logo de 2025, segundo a empresa, vem se consolidando como uma porta de entrada para os viajantes latino-americanos na Espanha e na Europa.

Canal B2B segue como pilar de crescimento

O relacionamento com as agências de viagens continua sendo um dos principais motores de expansão da Civitatis, especialmente na América Latina. Hoje, mais de 23 mil das 40 mil agências parceiras globais estão na região, com crescimento superior a 70% nesse canal.

Quando o tema é a relação com o canal B2B, a Civitatis reforça que a hiperpersonalização da nova ferramenta não representa um conflito com o trabalho das agências de viagens.

Segundo os executivos, há uma separação clara entre os canais B2C e B2B, com respeito absoluto ao cliente atendido pelas agências. Preços, comissionamento e regras comerciais seguem os mesmos princípios já praticados, baseados em transparência, simplicidade e igualdade de condições.

"A personalização do app não entra em conflito com o B2B; os canais são separados e o respeito ao trabalho das agências é inegociável.”

Andrés Spitzer, CEO da Civitatis

Dados, inteligência e curadoria da oferta

Outro ponto de destaque foi o uso intensivo de dados e inteligência de negócio. Com mais de cinco milhões de avaliações de usuários, a Civitatis vem estruturando um modelo de curadoria mais refinado, que busca entregar resultados mais relevantes e menos "poluídos", evitando listas extensas com dezenas ou centenas de opções.

Essa inteligência será compartilhada com operadores por meio de um portal dedicado e também via melhorias na estrutura da oferta disponibilizada por API. A ideia não é apenas compartilhar reviews, mas transformar dados em conhecimento acionável — tanto para melhorar a operação quanto para apoiar decisões comerciais nos canais B2C e B2B.

PANROTAS / Filip Calixto
Flávio de Sica, Ricardo Sidaras e José Guilherme Alcorta, da PANROTAS, entre Andrés Spitzer e Enrique Espinel, da Civitatis
Flávio de Sica, Ricardo Sidaras e José Guilherme Alcorta, da PANROTAS, entre Andrés Spitzer e Enrique Espinel, da Civitatis

Estrutura local e alianças estratégicas

Atualmente, a Civitatis conta com cerca de 70 colaboradores dedicados à América Latina, distribuídos em três hubs regionais: México, Argentina e Brasil, dentro de uma estrutura global de aproximadamente 360 funcionários diretos.

A estratégia de crescimento passa também por alianças com grandes players, como Rappi, CVC e Avianca.

Próximos passos

Entre os próximos movimentos confirmados pela empresa estão:

  • Lançamento progressivo do novo app;
  • Inclusão dos novos serviços de traslados e SIM virtual nos próximos meses;
  • Evolução do portal de operadores e da estrutura de oferta na API;

A reportagem da PANROTAS viaja com proteção Hero Seguros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Filip Calixto tem 7622 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes