Freixo: após crescimento recorde, Brasil já mira 10 milhões de turistas em 2026
Com números super expressivos em 2025, Freixo ressaltou que manter esse crescimento é um desafio diário

MADRI - Após quatro anos à frente da Agência Brasileira de Turismo (Embratur), Marcelo Freixo se prepara para deixar o cargo no final de março deste ano. Durante sua gestão, o Brasil atingiu números históricos no setor turístico: em 2025, o País recebeu 9,3 milhões de turistas internacionais, superando a meta prevista para 2027 e se aproximando da marca de 10 milhões, um crescimento expressivo de 37%.
Além de destacar a felicidade de passar quase quatro anos no Turismo, Freixo frisou que os resultados não surgiram por acaso. “Chegamos a um número muito surpreendente, porque a previsão do Plano Nacional de Turismo era alcançar 8 milhões apenas em 2027. Nós atingimos 9,3 milhões em 2025. Isso é fruto de planejamento e política pública consistente”, afirmou em entrevista na Fitur 2026.
Segundo Freixo, o sucesso do Turismo brasileiro nos últimos anos se deve a uma combinação de fatores estruturais e estratégicos. A expansão da malha aérea, a promoção direcionada dos destinos certos para os mercados certos e o fortalecimento da imagem do Brasil no exterior foram determinantes.
“O Brasil voltou a ser um país respeitado. Voltamos a ter relações diplomáticas sólidas, reafirmando o nosso compromisso com a democracia, com o meio ambiente e com a cultura. Isso foi essencial para o crescimento do setor”
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Embora os números de 2025 tenham sido expressivos, Freixo ressaltou que manter esse crescimento é um desafio contínuo. “Crescer 37% ao ano é praticamente impossível, ninguém no mundo cresceu dessa forma. Então, o que queremos agora é manter um crescimento consistente, acima da média mundial, e se possível ultrapassar os 10 milhões de turistas em 2026”, disse.

Freixo enfatizou ainda a importância do uso de inteligência de dados para identificar oportunidades e promover destinos de maneira eficiente. “Melhoramos a malha aérea, promovemos com inteligência os dados e chegamos aos mercados com mais eficiência. Isso não é obra de uma pessoa, é resultado de política pública consistente”, disse.
"E os resultados alcançados foram fruto de um trabalho coletivo. Muita daquilo que conseguimos foi graças à nossa equipe, mas também à capacidade de diálogo com cada rede hoteleira, agência de viagens, guia turístico e profissional do setor. A confiança e a dedicação deles foram fundamentais”
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Ele lembrou que fatores externos, como conjunturas internacionais e eventos como a Copa do Mundo, podem influenciar os resultados. “O homem faz sua história, mas não nas circunstâncias que escolhe. A manutenção do crescimento depende desses fatores, mas a base que construímos permite continuar evoluindo”, finalizou o presidente da Embratur.
A PANROTAS é media partner da Fitur e viaja com proteção Hero Seguros.