Pedro Menezes   |   23/01/2026 11:09
Atualizada em 23/01/2026 11:10

Iberia mira crescimento histórico no Brasil com novas bases e aeronaves

Destaque para o Rio de Janeiro, que terá a troca do A330 pelo A350, com 30% a mais de assentos

PANROTAS / Pedro Menezes
Raphael de Lucca, Country Manager da Iberia no Brasil
Raphael de Lucca, Country Manager da Iberia no Brasil

MADRI - Não há como negar: a Iberia vive um dos momentos mais importantes de sua história no Brasil. Além das operações regulares no Rio de Janeiro e dos dois voos diários para Guarulhos/São Paulo, a empresa inaugurou recentemente mais duas novas bases: Fortaleza e Recife.

Em entrevista ao Portal PANROTAS nesta Fitur 2026, Raphael de Lucca, Country Manager da companhia no País, destacou o impacto de um planejamento estratégico de longo prazo, aliado à renovação da frota e ao potencial crescente de destinos como o Nordeste.

“Tudo que está acontecendo neste momento já estava planejado há bastante tempo. Na Iberia, temos o Plano de Voo 2030, que na prática vai até 2033, e dentro dele há pilares estratégicos. Um dos grandes focos é trabalhar o Brasil como prioridade. Historicamente, a operação brasileira da Iberia ficava concentrada em São Paulo e Rio de Janeiro. Agora, chegamos a um momento em que dedicamos um olhar mais atento ao Brasil, impulsionado também pela chegada do A321 XLR, do qual a Iberia é a primeira operadora no mundo”

Raphael de Lucca, Country Manager da Iberia no Brasil

O A320 XLR, segundo ele, permite que destinos do Nordeste sejam atendidos com um avião narrowbody (corredor único), mas com a mesma qualidade de serviço de um widebody (dois corredores), incluindo assentos, eficiência e conforto de bordo)

“O Nordeste vem crescendo bastante e atrai muito o europeu, que busca sol e mar, mas também gastronomia, cultura, história e a irreverência do brasileiro. Quando ele descobre isso, se apaixona”

Raphael de Lucca, Country Manager da Iberia no Brasil

Sobre crescimento de operações, De Lucca ainda detalhou os incrementos de 2025 e os planos para 2026:

  • São Paulo: aumento para dois voos diários;
  • Rio de Janeiro: troca do A330 pelo A350, aumentando a oferta de assentos em mais de 30%, com operação diária durante o Carnaval;
  • Nordeste: operação começou com três voos semanais, com possibilidade de expansão futura;
  • Novos destinos: previstos a médio e longo prazo, dependentes da chegada de novas aeronaves.

A PANROTAS é media partner e viaja com proteção Hero Seguros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4859 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.