Pedro Menezes   |   22/01/2026 14:32

Noronha vive novo auge e crescimento sustentável do mercado internacional

Fernando de Noronha prevê dobrar a participação do mercado internacional até o próximo ano

PANROTAS / Pedro Menezes
Paulo Henrique Guerra, superintendente de Turismo, Cultura e Esportes da Administração de Fernando de Noronha, e Hayrton Almeida, presidente do Visite Noronha
Paulo Henrique Guerra, superintendente de Turismo, Cultura e Esportes da Administração de Fernando de Noronha, e Hayrton Almeida, presidente do Visite Noronha

MADRI - Não há como negar. Fernando de Noronha voltou a ocupar o centro das atenções do Turismo nacional e internacional, assim como aconteceu no começo da década de 2010. Embora o destino nunca tenha saído do radar dos viajantes, o momento atual marca um novo pico de visibilidade.

Impulsionado por investimentos em infraestrutura, melhorias no acesso aéreo e uma estratégia clara de reposicionamento no mercado internacional, sempre respeitando os limites ambientais da ilha, o destino vive um processo estruturado de promoção turística conduzido pelo Convention Bureau, associações locais, trade turístico, Governo de Pernambuco e a Administração da Ilha.

É o que disse Hayrton Almeida, presidente do Visite Noronha, em entrevista ao Portal PANROTAS nesta Fitur 2026. O trabalho, intensificado desde o ano passado, tem como foco aumentar a participação de turistas estrangeiros, especialmente na América Latina e na Europa. “Noronha sempre esteve na moda, só que agora um pouco mais”, disse Almeida.

O executivo destaca que o crescimento do interesse internacional acompanha uma tendência global por destinos de ecoturismo, experiências exclusivas e locais considerados exóticos. Em 2025, por exemplo, o arquipélago já registra um aumento, ainda que moderado, no fluxo internacional, com destaque para mercados como América Latina, Portugal e Espanha.

Entre os fatores que contribuíram para esse novo momento, segundo o Visite Noronha, estão a modernização do aeroporto (a ser finalizada este ano), a melhoria da pista, a operação de três companhias aéreas com aviões turbojato e a ampliação de voos diretos a partir de São Paulo. Soma-se a isso o fortalecimento do segmento de pousadas de luxo, que eleva o perfil do visitante e reforça o posicionamento premium do destino.

Equilíbrio entre crescimento e preservação

Arquipélago está na fase final de elaboração do Plano de Capacidade de Carga, que deve ser divulgado ainda no primeiro semestre deste ano
Arquipélago está na fase final de elaboração do Plano de Capacidade de Carga, que deve ser divulgado ainda no primeiro semestre deste ano

O aumento da procura, no entanto, traz um desafio central: como crescer no share internacional mesmo respeitando o limite de capacidade da ilha, que é uma área de preservação ambiental? A estratégia passa por planejamento técnico e gestão integrada.

É o que disse Paulo Henrique Guerra, superintendente de Turismo, Cultura e Esportes da Administração de Fernando de Noronha. Ele explica que o arquipélago está na fase final de elaboração do Plano de Capacidade de Carga, que deve ser divulgado ainda no primeiro semestre deste ano pelo Governo do Estado, em articulação com o Governo Federal, já que a gestão da ilha é compartilhada.

"Paralelamente, Noronha passa por um amplo pacote de obras estruturantes. Entre elas estão investimentos em saneamento básico, requalificação dos postos turísticos, ampliação e modernização do aeroporto, melhorias no sistema de saúde e reforço da segurança pública. Outro destaque é a transição da matriz energética da ilha para quase 100% renovável, com base em energia solar. Tudo isso impacta diretamente na possibilidade de aumento de capacidade, sempre com responsabilidade ambiental"

Paulo Henrique Guerra, superintendente de Turismo, Cultura e Esportes da Administração de Fernando de Noronha

Turismo internacional segue em franco crescimento

Atualmente, turistas estrangeiros representam cerca de 9% do total de visitantes de Fernando de Noronha. O número já é superior à média histórica, que girava entre 5% e 6%, mas ainda é considerado baixo diante do potencial do destino. E a expectativa é ambiciosa: dobrar a participação do mercado internacional até o próximo ano.

“O momento é favorável. Pernambuco tem hoje uma excelente conectividade com a Europa e com a América Latina, e Noronha precisa aproveitar essa janela”

Paulo Henrique Guerra, superintendente de Turismo, Cultura e Esportes da Administração de Fernando de Noronha

A PANROTAS é media partner da Fitur e viaja com proteção Hero Seguros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4850 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.