Pão de Açúcar e Ilha do Ferro, em Alagoas, ganham novas marcas, guias e posicionamento
Estratégia foi coordenada por Jeanine Pires, especialista em marketing e ex-presidente da Embratur

A Prefeitura de Pão de Açúcar (AL), por meio da Secretaria Municipal de Turismo, apresentou durante a Feira dos Municípios Alagoanos o novo posicionamento turístico do município e a nova marca do destino. A identidade visual é resultado de um processo participativo, com escuta local e votação pública.
A proposta do novo posicionamento é organizar a forma como Pão de Açúcar se apresenta ao mercado, integrando a Ilha do Ferro ao contexto do município e da região do Velho Chico, incluindo o circuito dos Cânions do São Francisco. A iniciativa busca valorizar a cultura local, incentivar experiências mais respeitosas e promover uma permanência qualificada dos visitantes.
O lançamento, segundo os criadores, estabelece um compromisso com um modelo de Turismo baseado em cultura, pertencimento e preservação, reforçando o marketing de identidade da Ilha do Ferro, comunidade reconhecida nacionalmente pelo artesanato e pela produção criativa de seus artistas. A estratégia conecta arte, modo de vida e território, somando a isso experiências ligadas ao Rio São Francisco, à natureza e às paisagens do município.
Além da marca e do posicionamento, a Secretaria Municipal de Turismo informa que segue atuando em frentes como melhorias de infraestrutura, capacitação e estímulo a novas atividades turísticas, alinhadas às vocações do território.

Como parte da organização do destino, o município também estruturou materiais para orientar visitantes, incluindo um guia completo do destino, com informações sobre a Ilha do Ferro, o centro de Pão de Açúcar e o contexto regional, além de roteiros sugeridos para facilitar o planejamento de viagens focadas na identidade local e nas vivências culturais.
Para o prefeito Jorge Dantas, o lançamento “é um marco para a cidade e para o Turismo de Alagoas”, destacando a Ilha do Ferro como símbolo da cultura local e o convite para que os visitantes conheçam a região com respeito à população e ao Rio São Francisco. Já o secretário municipal de Turismo, Marcos Monteiro, afirma que o posicionamento fortalece o que o destino tem de mais autêntico e contribui para um desenvolvimento turístico contínuo e responsável.
O processo de construção do posicionamento foi coordenado por Jeanine Pires, especialista em marketing de lugares, ex-presidente da Embratur e ex-secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas.
Confira os novos materiais neste link.