Prefeitura de João Pessoa faz força-tarefa contra despejo irregular de esgoto nas praias
Batizado de Grupo Técnico Orla Limpa, o trabalho prevê a intensificação das fiscalizações ao longo da orla

A Prefeitura de João Pessoa começou hoje (9) uma força-tarefa para combater o lançamento irregular de esgoto nas praias da capital paraibana. A iniciativa foi definida em reunião realizada nesta quinta-feira (8), no Ministério Público da Paraíba, com a participação de órgãos municipais, estaduais e federais.
Batizado de Grupo Técnico Orla Limpa, o trabalho prevê a intensificação das fiscalizações ao longo da orla, com vistorias em bares, restaurantes, hotéis e obras que realizam rebaixamento do lençol freático. O objetivo é identificar ligações clandestinas na rede de esgoto e nas galerias pluviais.
No âmbito da Prefeitura, foram definidas medidas como a limpeza das galerias pluviais, a fiscalização de possíveis despejos irregulares e o uso de tecnologias específicas para esse tipo de trabalho. Entre os recursos empregados estão máquinas robôs, equipamentos de vídeo-inspeção e caminhões de jato.
O secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, destacou que o município registrou avanços significativos nos últimos anos no combate às ligações clandestinas. Segundo ele, investimentos em equipamentos modernos contribuíram para reduzir as interdições das praias por contaminação.