Natureza, grandes eventos e experiências: veja tendências da Airbnb para o Turismo em 2026
Em pesquisa, Airbnb lista destinos que devem estar em alta ao longo do ano, com destaque para Brasil

O Turismo está em constante evolução e, segundo dados internos do Airbnb, 2026 não será diferente. As previsões apontam que os hóspedes buscarão aproveitar ainda mais seu tempo por meio de experiências imersivas e autênticas.
O Brasil segue se destacando pelo fortalecimento do Turismo doméstico, com viajantes priorizando destinos dentro do próprio país. Entre as cidades brasileiras em alta para 2026 estão diversas capitais e regiões litorâneas:
- São Paulo (SP)
- Rio de Janeiro (RJ)
- João Pessoa (PB)
- Maceió (AL)
- Ipojuca (PE)
- Porto Seguro (BA)
- São Sebastião (SP)
- Cabo Frio (RJ)
- Salvador (BA)
- Goiânia (GO)
Destinos não urbanos e de charme natural ganham destaque

Para quem planeja viajar pelo Brasil além das grandes cidades, a plataforma também identificou tendências de destinos em ascensão no interior e no litoral:
- São Sebastião (SP)
- São Francisco do Sul (SC)
- Garopaba (SC)
- Itapoá (SC)
- São Miguel dos Milagres (AL)
- Passo de Camaragibe (AL)
- Imbituba (SC)
- Porto de Pedras (AL)
- Maraú (BA)
- Barra Velha (SC)
Experiências autênticas e natureza em primeiro plano

Globalmente, as experiências ligadas à natureza e ao ar livre são as mais reservadas no Airbnb. No Brasil, passeios culturais como visitas guiadas também têm grande destaque. Os viajantes buscam se aprofundar na cultura local e explorar o ambiente, sem abrir mão da aventura. Entre as experiências mais reservadas no Airbnb no Brasil estão:
- Caminhada guiada até o Morro Dois Irmãos (Rio de Janeiro)
- Passeio de veleiro ao pôr do sol (Rio de Janeiro)
Eventos impulsionam o Turismo

Cerca de 65% das datas e cidades mais buscadas globalmente para 2026 coincidem com grandes eventos, como os Jogos Olímpicos de Inverno, Copa do Mundo da Fifa e o festival Coachella. No Brasil, durante o início do ano, o Carnaval do Rio de Janeiro e o Lollapalooza Brasil são os momentos de viagem de maior interesse dos hóspedes na plataforma.
- Rio de Janeiro: aumento de mais de 360% nas buscas para o Carnaval
- Milão, Itália: mais de 185% de aumento nas buscas para os Jogos Olímpicos de Inverno Milano Cortina 2026
- Cidades-sede da Copa do Mundo da Fifa 2026: mais de 40% de aumento nas buscas nas datas do torneio
Geração Z valoriza experiências vibrantes

A Geração Z está redefinindo o conceito de “viagens rápidas”, com escapadas internacionais de um a dois dias, muitas vezes durante uma viagem já em andamento, crescendo em um ritmo mais acelerado do que as férias prolongadas. Impulsionados por tendências virais de passeios de um dia no TikTok, jovens agora cruzam continentes em busca de experiências intensas e ricas em cultura. Esse grupo aproveita ao máximo seus dias de folga optando por cidades vibrantes, repletas de música, dança, pontos históricos e culinária autêntica, trocando destinos de praia tranquilos por experiências urbanas animadas.
Entre os destinos em alta globalmente para essa geração estão duas cidades brasileiras, além de locais icônicos pelo mundo:
- Buenos Aires, Argentina
- Busan, Coreia do Sul
- João Pessoa, Brasil
- Ko Samui, Tailândia
- Maceió, Brasil
- Marrakesh, Marrocos
- Cidade do México, México
- Nakano, Japão
- San Juan, Porto Rico
- Estocolmo, Suécia
Turismo gastronômico e enoturismo em ascensão

O Turismo gastronômico segue em ascensão em 2026 e, no Brasil, os viajantes encontram experiências únicas que valorizam sabores e tradições locais. Em uma delas, é possível experimentar elixires de frutas brasileiras e degustar cachaças exclusivas. Outra experiência leva os participantes a um mergulho e na energia do centro da capital paulista com uma experiência de degustação gastronômica, finalizada por uma imersão em coquetéis exclusivos preparados com ingredientes típicos de São Paulo.
Ao mesmo tempo, o enoturismo está em ascensão, com hóspedes viajando para regiões vinícolas promissoras e verdadeiras joias escondidas. Esse movimento tem impulsionado um expressivo aumento nas reservas para 2026, assim como nas inclusões dessas regiões nas listas de favoritos de hóspedes na plataforma.