Turismo de SP deve crescer em 2026 com alta no PIB e no número de visitantes
Projeções do CIET indicam avanço do Turismo, mais estrangeiros e aumento no fluxo aéreo

O Turismo no Estado de São Paulo deve manter crescimento em 2026, segundo projeções do CIET (Centro de Inteligência da Economia do Turismo), órgão vinculado à Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo).
As estimativas apontam crescimento real de 3,3% no PIB (Produto Interno Bruto) do Turismo paulista em relação a 2025. Com esse resultado, o setor poderá alcançar R$ 369 bilhões ao final de 2026. A participação do Turismo na economia estadual pode chegar a 9,9% do PIB do estado, acima da projeção de crescimento da economia paulista no período.
O fluxo total de turistas no estado deve atingir 52,9 milhões em 2026, aumento de 2,7% na comparação anual. Desse total, o turismo internacional pode chegar a cerca de 2,9 milhões de visitantes. O turismo doméstico segue impulsionado por viagens de curta distância, pelo calendário de feriados e pela oferta de destinos no estado.
No transporte aéreo, a projeção também é de crescimento. Os aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos devem somar 87 milhões de embarques e desembarques em 2026, alta de 3,5%, concentrando grande parte do fluxo de turistas no país e das entradas internacionais.