Pedro Menezes   |   23/01/2026 09:09
Atualizada em 23/01/2026 09:39

Iberia celebra início de seus voos para o Nordeste com festa na Fitur 2026; veja fotos

Voos para Recife tiveram início em dezembro, enquanto Fortaleza iniciou as operações agora em janeiro

PANROTAS / Filip Calixto
Secretarias de Pernambuco e Ceará estiveram com a Iberia em uma ação que sorteou passagens para os dois destinos
Secretarias de Pernambuco e Ceará estiveram com a Iberia em uma ação que sorteou passagens para os dois destinos

MADRI - A Iberia celebrou oficialmente, nesta sexta-feira (23), o início de seus voos diretos entre Madri e o Nordeste brasileiro, com operações para Fortaleza e Recife. A cerimônia aconteceu no estande do Brasil na Fitur 2026, com a presença de autoridades e da própria Iberia.

Veja o álbum de fotos do lançamento abaixo

As rotas são operadas com o Airbus A321XLR, aeronave com duas cabines (Business e Economy) e capacidade para até 182 passageiros. Cada destino conta com três voos semanais, ampliando a conectividade entre a Espanha e o Nordeste do Brasil.

“Com muita alegria, já começamos nossas operações no Nordeste do Brasil, uma região que eu já conhecia do mercado europeu, mas que precisava dessa conexão direta. A chegada do A321XLR foi fundamental, porque é um avião versátil, com duas cabines e autonomia para esse tipo de rota. São três voos semanais para Recife e três para Fortaleza. Começamos muito bem com as vendas, acima de tudo o que planejamos, o que mostra que existe demanda, existe tráfego e uma grande oportunidade. Estamos muito confiantes para, em breve, anunciar um incremento dessas operações"

Raphael De Lucca, Country Manager da Iberia no Brasil
PANROTAS / Filip Calixto
Evento reuniu trade espanhol para acompanhar o lançamento dos novos voos
Evento reuniu trade espanhol para acompanhar o lançamento dos novos voos

Os voos para Recife tiveram início em dezembro de 2025, enquanto Fortaleza passou a receber a operação inaugural em janeiro de 2026.

O secretário de Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, destacou o potencial do Estado. “Esse voo é resultado de muito trabalho conjunto. O Ceará vive um momento de grande desenvolvimento, com novos resorts de alto luxo, investimentos em infraestrutura, o maior parque aquático da América Latina à beira-mar, além de projetos estratégicos em logística, tecnologia e energia renovável", disse ele.

O presidente da Empetur, Eduardo Loyo, ressaltou o impacto para Pernambuco. “O Estado passa a contar com mais de 20 frequências conectando o estado à Europa. Esse trabalho é feito em conjunto com a Embratur, com o Consórcio Nordeste e com o trade turístico, mostrando que o Nordeste é, sem dúvida, um dos melhores destinos do mundo. Quem está voando vê que não há assentos vazios. A pergunta que fica é quando vamos aumentar essas frequências", disse Loyo.

“O Nordeste não é só sol e praia. É gastronomia, cultura e natureza. O Brasil cresceu 37% no turismo internacional, mas o Nordeste cresceu cerca de 50%. Não é à toa que o mundo quer conhecer o Nordeste brasileiro"

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo

Encerrando a cerimônia, o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, destacou que para esse voo acontecer, "houve muito trabalho, muita negociação. A conectividade sempre foi um desafio para o Nordeste, e cada nova rota representa mais desenvolvimento, mais oportunidades e mais integração com o mundo", disse.

Veja fotos:


A PANROTAS é media partner da Fitur e viaja com proteção Hero Seguros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4857 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.