Iberia celebra início de seus voos para o Nordeste com festa na Fitur 2026; veja fotos
Voos para Recife tiveram início em dezembro, enquanto Fortaleza iniciou as operações agora em janeiro

MADRI - A Iberia celebrou oficialmente, nesta sexta-feira (23), o início de seus voos diretos entre Madri e o Nordeste brasileiro, com operações para Fortaleza e Recife. A cerimônia aconteceu no estande do Brasil na Fitur 2026, com a presença de autoridades e da própria Iberia.
Veja o álbum de fotos do lançamento abaixo
As rotas são operadas com o Airbus A321XLR, aeronave com duas cabines (Business e Economy) e capacidade para até 182 passageiros. Cada destino conta com três voos semanais, ampliando a conectividade entre a Espanha e o Nordeste do Brasil.
“Com muita alegria, já começamos nossas operações no Nordeste do Brasil, uma região que eu já conhecia do mercado europeu, mas que precisava dessa conexão direta. A chegada do A321XLR foi fundamental, porque é um avião versátil, com duas cabines e autonomia para esse tipo de rota. São três voos semanais para Recife e três para Fortaleza. Começamos muito bem com as vendas, acima de tudo o que planejamos, o que mostra que existe demanda, existe tráfego e uma grande oportunidade. Estamos muito confiantes para, em breve, anunciar um incremento dessas operações"
Raphael De Lucca, Country Manager da Iberia no Brasil

Os voos para Recife tiveram início em dezembro de 2025, enquanto Fortaleza passou a receber a operação inaugural em janeiro de 2026.
O secretário de Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, destacou o potencial do Estado. “Esse voo é resultado de muito trabalho conjunto. O Ceará vive um momento de grande desenvolvimento, com novos resorts de alto luxo, investimentos em infraestrutura, o maior parque aquático da América Latina à beira-mar, além de projetos estratégicos em logística, tecnologia e energia renovável", disse ele.
O presidente da Empetur, Eduardo Loyo, ressaltou o impacto para Pernambuco. “O Estado passa a contar com mais de 20 frequências conectando o estado à Europa. Esse trabalho é feito em conjunto com a Embratur, com o Consórcio Nordeste e com o trade turístico, mostrando que o Nordeste é, sem dúvida, um dos melhores destinos do mundo. Quem está voando vê que não há assentos vazios. A pergunta que fica é quando vamos aumentar essas frequências", disse Loyo.
“O Nordeste não é só sol e praia. É gastronomia, cultura e natureza. O Brasil cresceu 37% no turismo internacional, mas o Nordeste cresceu cerca de 50%. Não é à toa que o mundo quer conhecer o Nordeste brasileiro"
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo
Encerrando a cerimônia, o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, destacou que para esse voo acontecer, "houve muito trabalho, muita negociação. A conectividade sempre foi um desafio para o Nordeste, e cada nova rota representa mais desenvolvimento, mais oportunidades e mais integração com o mundo", disse.
Veja fotos:
A PANROTAS é media partner da Fitur e viaja com proteção Hero Seguros.