Pedro Menezes   |   02/02/2026 13:01

Shutdown nos EUA: serviços de visto seguem normais mesmo com nova paralisação

Embaixadas e consulados dos EUA no Exterior continuarão operando normalmente enquanto houver condições


Divulgação
Realização de entrevistas e a emissão de vistos para Turismo, estudo e negócios continuam normalmente
Realização de entrevistas e a emissão de vistos para Turismo, estudo e negócios continuam normalmente

A paralisação orçamentária parcial do governo dos Estados Unidos, iniciada no último sábado (31) após impasse no Congresso sobre o financiamento do Departamento de Segurança Interna (ICE), não deve afetar, ao menos por enquanto, os serviços de vistos e passaportes para estrangeiros e cidadãos americanos.

Em comunicado, o Departamento de Estado informou que embaixadas e consulados dos EUA no Exterior continuarão operando normalmente enquanto houver condições operacionais e recursos disponíveis. Isso inclui a realização de entrevistas e a emissão de vistos para Turismo, estudo e negócios.

Segundo o governo americano, apenas canais de comunicação institucionais, como algumas contas em redes sociais, poderão ter atualização reduzida durante o período de shutdown, com clara exceção para informações urgentes relacionadas à segurança.

Caso a paralisação se prolongue, podem ocorrer atrasos pontuais. No entanto, viajantes com entrevistas agendadas devem comparecer normalmente e acompanhar eventuais atualizações diretamente nos sites oficiais das representações diplomáticas.

Vistos para imigrantes

Recentemente, passou a valer a medida do governo americano que suspende o processamento de vistos de imigrantes para cidadãos de 75 países. A decisão já em vigor tem como objetivo reavaliar os critérios para a concessão de vistos a estrangeiros que, segundo a administração Trump, poderiam se tornar um "encargo público" (public charge).

A medida impacta exclusivamente aqueles que buscam a residência permanente nos Estados Unidos, ou seja, os solicitantes de vistos de imigrante. A lista de países afetados pela medida inclui, além do Brasil, nações como Rússia, Colômbia, e outros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4916 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.