Shutdown nos EUA: serviços de visto seguem normais mesmo com nova paralisação
Embaixadas e consulados dos EUA no Exterior continuarão operando normalmente enquanto houver condições

A paralisação orçamentária parcial do governo dos Estados Unidos, iniciada no último sábado (31) após impasse no Congresso sobre o financiamento do Departamento de Segurança Interna (ICE), não deve afetar, ao menos por enquanto, os serviços de vistos e passaportes para estrangeiros e cidadãos americanos.
Em comunicado, o Departamento de Estado informou que embaixadas e consulados dos EUA no Exterior continuarão operando normalmente enquanto houver condições operacionais e recursos disponíveis. Isso inclui a realização de entrevistas e a emissão de vistos para Turismo, estudo e negócios.
Segundo o governo americano, apenas canais de comunicação institucionais, como algumas contas em redes sociais, poderão ter atualização reduzida durante o período de shutdown, com clara exceção para informações urgentes relacionadas à segurança.
Caso a paralisação se prolongue, podem ocorrer atrasos pontuais. No entanto, viajantes com entrevistas agendadas devem comparecer normalmente e acompanhar eventuais atualizações diretamente nos sites oficiais das representações diplomáticas.
Vistos para imigrantes
Recentemente, passou a valer a medida do governo americano que suspende o processamento de vistos de imigrantes para cidadãos de 75 países. A decisão já em vigor tem como objetivo reavaliar os critérios para a concessão de vistos a estrangeiros que, segundo a administração Trump, poderiam se tornar um "encargo público" (public charge).
A medida impacta exclusivamente aqueles que buscam a residência permanente nos Estados Unidos, ou seja, os solicitantes de vistos de imigrante. A lista de países afetados pela medida inclui, além do Brasil, nações como Rússia, Colômbia, e outros.