Taxa de rejeição do visto americano para brasileiros fica abaixo dos 15% em 2025
Histórico recente mostra oscilações importantes nas taxas de recusa do visto americano no Brasil

A taxa de rejeição de vistos americanos de Turismo e Negócios (categoria B1/B2) para brasileiros apresentou leve queda em 2025, mesmo diante do endurecimento do discurso e de medidas migratórias adotadas pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Dados do Departamento de Estado dos Estados Unidos, compartilhados pelo g1, indicam que 14,8% dos pedidos feitos por brasileiros foram negados no ano passado, contra 15,4% registrados em 2024. A diferença é pequena, mas indica melhora no índice de aprovação em comparação ao período anterior.
O levantamento revela ainda que o histórico recente mostra oscilações importantes nas taxas de recusa. Em 2020, no início da pandemia, o índice chegou a 23,1%, o maior da última década. Já em 2023, o percentual caiu para 11,9%, o menor registrado no período.
O resultado ocorre em um contexto de mudanças nas regras para entrada de estrangeiros no país. Agora em janeiro, por exemplo, passou a valer a medida do governo que suspende o processamento de vistos de imigrantes para cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil.