Pedro Menezes   |   07/05/2026 10:37
Atualizada em 07/05/2026 11:14

Brasil anuncia oficialmente a isenção de visto para turistas chineses

Decisão ocorre após a China também conceder, desde maio de 2025, a isenção de visto para brasileiros


Vanessa Castro/ MTur
A iniciativa permitirá que chineses viajem sem necessidade de visto para Turismo, negócios, atividades culturais, esportivas e participação em eventos, além de visitas familiares
A iniciativa permitirá que chineses viajem sem necessidade de visto para Turismo, negócios, atividades culturais, esportivas e participação em eventos, além de visitas familiares

O governo federal anunciou a isenção de visto para turistas chineses. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (7) pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin ao lado do ministro do Turismo, Gustavo Feliciano. Válida para viagens de até 30 dias, a nova regra entra em vigor no dia 11 de maio de 2026 e segue até o final do ano.

A iniciativa permitirá que chineses viajem sem necessidade de visto para Turismo, negócios, atividades culturais, esportivas e participação em eventos, além de visitas familiares. A decisão ocorre após a China passar a conceder, desde maio de 2025, isenção de visto para brasileiros em viagens de curta duração ao país.

Para o Ministério do Turismo, a medida representa um avanço estratégico para ampliar a presença do Brasil no mercado chinês, um dos mais promissores do turismo internacional. Entre janeiro e março de 2026, o país recebeu 26.401 turistas chineses, alta de 30,5% em relação ao mesmo período de 2025. No ano passado, mais de 103 mil chineses visitaram o Brasil, crescimento de 35% na comparação com 2024.

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem trabalhado para fortalecer a relação do Brasil com a China e ampliar a presença do nosso país no cenário internacional. O Brasil está preparado para receber cada vez mais visitantes chineses, oferecendo experiências autênticas, natureza única e uma rede turística qualificada. A isenção de vistos fortalece os laços entre nossos países e abre novas oportunidades para o turismo e os negócios”

Ministro do Turismo, Gustavo Feliciano

A medida já tinha sido anunciada pelo próprio presidente Lula em janeiro deste ano, como vimos aqui no Portal PANROTAS, mas, na época, sem uma data oficial para entrar em vigor. Agora, com a oficialização, os chineses deixam de precisar de visto já na próxima semana.

Especialistas do setor de imigração já comemoram a medida. É o caso da empresa de vistos Fragomen. “Recebemos o anúncio com otimismo porque as relações entre Brasil e China crescem a cada ano. A China vem aparecendo em diversos relatórios de tendências como destino desejado entre os brasileiros. Assim como os negócios, o turismo de chineses no Brasil vem despertando mais interesse e a isenção é um estímulo importante para este mercado", afirma a sócia da Fragomen no Brasil, Diana Quintas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 5557 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.