Especial para o Portal PANROTAS Carla Lencastre   |   14/05/2026 10:55

Sindepat Summit 2026 detalha case do Polo Turístico Cabo Branco, na Paraíba

Plano de longo prazo do governo e segurança jurídica incentivam investimentos

PANROTAS / Marluce Balbino
Cinthia Marques (ONU Turismo), Lizete Ribeiro (Grupo Tauá), Rômulo Polari (Cinep), Alba Coronado (Airy Hotels & Leisure) e Marcio Clare (Terra dos Dinos)
Cinthia Marques (ONU Turismo), Lizete Ribeiro (Grupo Tauá), Rômulo Polari (Cinep), Alba Coronado (Airy Hotels & Leisure) e Marcio Clare (Terra dos Dinos)

O primeiro dia do 7º Sindepat Summit, realizado no Rio de Janeiro, terminou com um painel sobre a importância de parques e atrações no desenvolvimento de um destino em construção, com a apresentação do case do Polo Turístico Cabo Branco, no litoral da Paraíba.

O complexo conta com o Centro de Convenções de João Pessoa e o Tauá Resort. Uma dezena de outros empreendimentos estão previstos para os próximos anos. Cinthia Marques, especialista em investimentos da ONU Turismo, mediou a mesa:

“Acompanho o projeto de Cabo Branco desde 2019, quando estava no Ministério do Turismo. É o maior complexo turístico em execução no Brasil, com 12 empreendimentos confirmados, sendo cinco em fase avançada.”

Além do Tauá Resort & Convention, já parcialmente inaugurado, estão em construção os hotéis The Westin, Amado Bio e Ocean Palace Jampa Eco Beach. Já o Acquai Park tem a inauguração da primeira fase prevista para agosto deste ano.

O painel sobre Cabo Branco foi formado por Lizete Ribeiro, CEO do Grupo Tauá; Alba Coronado, CEO da Airy Hotels & Leisure (grupo do parque aquático Acquai); Marcio Clare, fundador do parque temático Terra dos Dinos (em Miguel Pereira, RJ), e Rômulo Polari, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep). Todos destacaram a importância do apoio do governo do Estado e de um planejamento estratégico de longo prazo como incentivo para as parcerias público-privadas.

Rômulo Polari, da Cinep

“O Polo Turístico Cabo Branco é um produto diferente no Nordeste. Além de sol e mar, o complexo está cercado pela maior reserva de Mata Atlântica da Paraíba. O Centro de Convenções é o maior do Nordeste e já temos 15 mil leitos e quatro parques temáticos contratados. O Estado entrou com investimentos em infraestrutura, inclusive segurança jurídica. Foi o governo que fez, por exemplo, todo o licenciamento ambiental. O objetivo é ser o novo hub turístico do Nordeste. O Estado da Paraíba era discriminado como destino, e até no nome. Tivemos que ser agressivos para chamar a atenção e virar a chave. E ainda temos espaço para outros equipamentos de turismo para a família.”

Lizete Ribeiro, do Tauá

“Vamos levar a Paraíba para o mundo. Queremos mais parques para os hóspedes ficarem mais tempo. E teremos mais voos para João Pessoa já neste segundo semestre de 2026. O Aeroporto de João Pessoa está em uma nova fase de expansão.”

Alba Coronado, do Acquai

“A segurança jurídica e o planejamento estratégico de longo prazo foram fundamentais para investirmos na Paraíba. Abrimos em agosto com a meta ambiciosa de alcançar um milhão de visitantes em cinco anos. O mix de empreendimentos de Cabo Branco foi muito bem pensado para apresentar tudo o que está no DNA da Paraíba.”

Marcio Clare, do Terra dos Dinos

“Começamos a olhar para o Nordeste e concluímos que o Polo Turístico de Cabo Branco era o destino certo por conta da segurança jurídica e dos licenciamentos.”

Ao fim do primeiro dia de painéis, líderes e players do segmento de parques e atrações no Brasil tiveram oportunidade de fazer networking com vista panorâmica do Rio. Uma visita ao Cristo Redentor, à noite, precedida pela subida no Trem do Corcovado e um coquetel no Centro de Visitantes das Paineiras, encerrou a programação.

O Sindepat Summit 2026 continua no ExpoRio Cidade Nova, centro de eventos e convenções na região central da capital, amanhã (14).


A PANROTAS é media partner exclusivo do Sindepat Summit 2026

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Carla Lencastre

Carla Lencastre tem 53 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS