Artur Luiz Andrade   |   21/11/2019 14:06
Atualizada em 21/11/2019 16:21

CEO da Decolar/Despegar revela prioridades da OTA para 2020

CEO da Decolar (Despegar) revela prioridades da OTA para 2020: fidelidade, tours & activities, meios de pagamento e crescimento orgânico e por aquisições


Damian Scokin e Carolina de Haro (em foto de Luís Ferrinho)
Damian Scokin e Carolina de Haro (em foto de Luís Ferrinho)

FORT LAUDERDALE – O CEO da Despegar/Decolar, Damian Scokin, participou da Phocuswright Conference, em Fort Lauderdale, Flórida, na manhã desta quinta-feira, 21, e, entrevistado por Carolina Sass de Haro, da Phocuswright no Brasil, revelou quais as próximas prioridades da maior empresa de Viagens e Turismo da América Latina (no Brasil é a segunda colocada, atrás da CVC Corp).

Segundo ele, fidelidade, maior inventário de hospedagem em propriedades privadas (ou seja fora de hotéis), mais opções em tours & activities e crescimento orgânico e por aquisições são os focos a curto prazo.

O programa de fidelidade, Passaporte Decolar, deve ser lançado oficialmente em três semanas no Brasil e de acordo com o CEO os resultados dos testes são animadores, mesmo sabendo que fidelidade na América Latina e no mundo on-line é algo peculiar. “Vamos agregar valor real aos consumidores para que voltem à Decolar”, garantiu.

Sobre as instabilidades na América Latina, com crise na Argentina, protestos políticos no Chile e na Bolívia, o encolhimento da Venezuela e um Brasil crescendo lentamente e ainda com a quebra de uma empresa aérea, a Avianca Brasil, ele, como local e conhecedor do mercado, vê grandes oportunidades de investimento. “Um investir de fora pode achar que não é o momento, nós achamos que sim”.

Sobre a concorrência com a CVC Corp, limitou-se a dizer que respeita a empresa e que há espaço para todos crescerem na região. Carolina perguntou se a Almundo, comprada pela CVC Corp, não seria um negócio mais lógico para a Despegar que a Viajes Fallabela, Scokin disse que não, pois com a Fallabela está ampliando as formas de conexão com os consumidores da América Latina. “Não estamos nos tornando off-line e sim ampliando a forma de chegarmos a mais consumidores”.

Ele disse que continua acreditando na consolidação (compra de empresas), mas não deu dicas do que vem por aí. Com certeza será uma disputa boa com a brasileira CVC.


Scokin e Carolina na Phocuswright Conference (foto de Tricia Neves)
Scokin e Carolina na Phocuswright Conference (foto de Tricia Neves)

O CEO da Despegar também promete investir em mais formas de pagamento em 2020, algo que a compra da Fallabela vai ajudar, e aponta a parceria com a Expedia, uma das investidoras na Despegar, como forma de ter um portfólio robusto de hospedagem alternativa. Sobre os tours e passeios, ele disse não estar particularmente feliz com a oferta e performance da Despegar, mas porque não era foco da empresa. Para 2020, será.

Para os próximos anos ele vê um consumidor mais demandante e sofisticado e que vai querer tudo em um só local, uma tendência apontada na Phocuswright Conference (falaremos disso em uma próxima notícia, aguardem). “É um desafio tecnológico, mas uma tendência, e já monitoramos a quantidade de itens por viagem e viajante na Despegar”, disse.

Em um bate bola final com Carolina, onde tinha de escolher entre duas alternativas (como Hotel X Hospedagem privada, Google X Amazon), ao ser questionado se preferia Bolsonaro ou Fernández (presidente eleito na Argentina), disse que nenhum dos dois. “Cada vez que olho para a política na América Latina me torno mais anarquista”, finalizou, antes de escolher Messi, sobre Neymar Jr.

O Portal PANROTAS é media partner da Phocuswright Conference e viaja com proteção GTA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18730 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.