Felipe Lima   |   10/07/2018 18:38

Brasil e México discutem ações de cooperação no Turismo

O encontro realizado com o embaixador Salvador Arriola aconteceu em Brasília.

Divulgação/Mtur/Roberto Castro
Diretora Diana Pomar acompanha o embaixador Salvador Arriola
Diretora Diana Pomar acompanha o embaixador Salvador Arriola
O Ministério do Turismo recebeu hoje o embaixador do México, Salvador Arriola. O encontro, realizado em Brasília, teve como objetivo discutir o plano de trabalho voltado à implementação de um memorando de entendimento firmado em 2015 com a Secretaria de Turismo mexicana.

O acordo prevê o fortalecimento da cooperação no setor a partir de algumas ações, como a promoção de atrativos e destinos para aumentar o fluxo bilateral de visitantes. Arriola defendeu a inter-relação de cidades coloniais dos dois países, a exemplo de municípios históricos de Minas Gerais, permitindo a divulgação conjunta no mercado internacional. “A ideia seria aproveitar o fluxo de turistas para cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo e sugerir destinos de Minas Gerais, explorando a arquitetura, a cultura religiosa e a gastronomia, fazendo o mesmo com cidades coloniais mexicanas, para difundir essas atrações”, declarou o diplomata.

Técnicos do Ministério do Turismo apontaram a necessidade de avanços em questões como a conectividade aérea, que pode incrementar o movimento de viajantes a partir de uma maior oferta de voos. A diretora do Conselho de Promoção Turística do México, Diana Pomar, sugeriu atenção especial para os Estados do Nordeste brasileiro com o objetivo de facilitar a chegada de visitantes mexicanos, bem como possibilitar o movimento inverso.

Cancún, conhecido como um dos centros turísticos mais importantes do México, é considerado modelo de implementação de Áreas Especiais de Interesse Turístico. Estes destinos possuem legislações específicas, com incentivos fiscais e licenciamento ambiental distinto, com o objetivo de atrair negócios.

Os participantes da reunião também debateram a organização de encontros entre empresários, a fim de divulgar oportunidades de investimentos. O acordo Brasil-México também envolve o intercâmbio de dados estatísticos para favorecer o planejamento de ações.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Lima

Felipe Lima tem 533 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS