Felipe Lima   |   20/07/2018 08:39

Consumo e produção sustentável é tema de encontro da OMT

O encontro contou com a participação de governos e administrações de alguns países.

rawpixel/Pixabay
A ação destacou a abrangência das atividades turísticas em relação ao socioambeintalismo
A ação destacou a abrangência das atividades turísticas em relação ao socioambeintalismo
A Organização Mundial do Turismo (OMT) organizou um evento, intitulado “Turismo e Construção: Soluções de Economia Circular para o SDG12”, para ressaltar as melhores práticas que podem ajudar grandes setores econômicos a mudar para o Consumo e Produção Sustentável (SCP – Sustainable Buildings and Production).

O encontro pontuou que a abrangência da circularidade implica medição e monitoramento dos impactos das atividades de Turismo, incluindo energia e eficiência do uso de água, gestão de resíduos, abastecimento local, uso sustentável da terra, proteção da biodiversidade, emprego, entre outros.

O avanço da sustentabilidade Turismo e o cumprimento de suas responsabilidades na conquista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são tarefas que se beneficiam dos novos avanços tecnológicos, da inovação contínua e do fortalecimento de modelos como a economia circula. Em vista do SDG12 sobre padrões sustentáveis de consumo e produção, além de considerar a necessidade de crescer com responsabilidade em âmbito geral, o Turismo tem um papel importante a desempenhar na dissociação do desenvolvimento econômico do (errado) uso de recursos.

A ação contou com a presença de painéis e apresentações dos governos e administrações de Turismo e desenvolvimento do Butão, Botswana, Finlândia, França, México e Suíça. O encontro também foi palco do lançamento da Plataforma de Turismo para ODS da Organização Mundial do Turismo, que visa criar colaboração, motivar discussões e fomentar ações entre Turismo e o mundo do desenvolvimento sustentável. A plataforma é para os formuladores de políticas, empresas e todos os interessados em Turismo se conectarem e avançarem em conjunto com suas estratégias de implementação dos ODS.

Com sua vasta ligação com outras atividades econômicas e interação direta entre o consumidor e o produtor, o Turismo pode criar impactos positivos e duradouros que vão além do setor. Adaptar a produção e os padrões de consumo que aceleram a sustentabilidade são fundamentais para a saúde e resiliência a longo prazo das empresas e destinos turísticos.


*Fonte: Unwto

conteúdo original: https://bit.ly/2LbH0z6

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias