Movida

Marcos Martins   |   03/08/2018 11:42

Governo deve reassumir em breve o comando da Alitalia

Estado montou estratégia e tem como objetivo uma parcela de capital superior a 50%

Divulgação
Companhia aérea aguarda processo
Companhia aérea aguarda processo
O governo italiano elaborou uma estratégia para assumir novamente o comando da Alitalia, é o que informa o jornal Il Messaggero. Para o edital, que será montado no mês de setembro, são consideradas duas possibilidades.

A primeira é a conversão em ações de crédito para um empréstimo do Estado à Alitalia, já a segunda inclui a participação direta de outras empresas, nas áreas de finanças e transportes.

“Depois do grande dinheiro gasto pelos italianos para salvar a Alitalia, quase 10 bilhões [de euros] de 2008 até hoje, não podemos aceitar o açougue social ou, pior ainda, um fracasso”, declarou o subsecretário da Liga do Norte para Infraestrutura e Transporte, Armando Siri.

A previsão é que o Estado tenha uma parcela de capital superior a 50%. Para o negócio, a promessa é que sejam colocadas em primeiro lugar as garantias de emprego e desenvolvimento de redes e frotas.

A notícia vem em um momento no qual a Alitalia se vê prestes a ser adquirida por uma concorrente europeia. Por outro lado, a antiga Meridiana, hoje Air Italy, foi bancada pela Qatar Airways, que tem pretensões de transformá-la na principal transportadora italiana.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias