Janize Colaço   |   20/08/2018 14:33

MTur realiza missão internacional Copenhague em busca de exemplos

Copenhague é um exemplo de requalificação dos espaços públicos

Mtur / Roberto Castro

O Ministério do Turismo tem buscado exemplos internacionais bem-sucedidos para aplicar no Brasil. Na última semana, o ministro Vinícius Lummertz esteve na capital da Dinamarca em busca de alternativas para requalificação dos espaços públicos nas grandes cidades brasileiras.

“Se queremos de fato transformar o Brasil em um lugar melhor para as pessoas, precisamos aprender com humildade com aqueles que comprovadamente sabem, porque já fizeram”, comentou Lummertz. O ministro ressalta que a economia de Copenhague não ia bem há quatro décadas, quando as transformações urbanísticas começaram, porém, a requalificação dos espaços públicos foi fundamental para o desenvolvimento da cidade.

Transformações ocorridas em um passado recente facilitaram o desenvolvimento de Copenhague, reduziram o índice de violência e aumentaram a lucratividade do comércio local, transformando a cidade em uma das melhores do mundo para se viver.

EM NÚMEROS
No estudo de competitividade do Fórum Econômico Mundial, entre 136 países analisados, a Dinamarca tem o quarto menor custo para se abrir uma empresa. Os empreendedores precisam apenas preencher formulários eletrônicos e recebem um cartão com as informações da empresa cadastrada.

Confira um pouco da visita de Lummertz.


Nos próximos dias, a missão internacional do Ministério do Turismo em Copenhague tem agendas com Jan Gehl, um dos principais urbanistas do mundo atualmente, e também com o embaixador do Brasil na Dinamarca, Carlos Antonio da Rocha Paranhos, e com o recém-indicado embaixador da Dinamarca no Brasil, Nicolai Prytz, entre outros nomes.

Tópicos relacionados