Felipe Lima   |   24/09/2018 17:47

Câmara avalia regras de segurança em unidades de conservação

A ação do Projeto de Lei 9998/18 altera a Política Nacional do Turismo para iniciar a segurança do turista como diretriz.

Divulgação/Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Mário Heringer, deputado autor do Projeto de Lei 9998/18
Mário Heringer, deputado autor do Projeto de Lei 9998/18
A Câmara dos Deputados tramita o Projeto de Lei 9998/18, que cria regras de segurança em unidades de conservação ambiental. A ação altera a Política Nacional do Turismo para iniciar a segurança do turista como diretriz.

De acordo com o autor, deputado Mário Heringer (PDT-MG), o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) não previu a questão da segurança do visitante do parque aberto à visitação pública. Além disso, destacou seu interesse em contemplar atividades que hoje já ocorrem em algumas unidades, como montanhismo, mergulho e mountain bike, incluindo a prática esportiva nas unidades de conservação.

A proposta estabelece que cada unidade de conservação tenha seu próprio sistema de gestão de segurança, elaborado de acordo com normas técnicas. O prazo para implementação do sistema é de 24 meses após o texto virar lei. O Ministério do Turismo deverá publicar anualmente dados e informações sobre acidentes com vítimas em unidades de conservação.

Para financiar as ações de segurança, o texto inclui as unidades de conservação abertas à visitação pública, podendo, assim, receber recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), de linhas de crédito especiais.

A proposta altera ainda a lei do Fundo Nacional do Meio Ambiente para incluir a implantação e manutenção de sistemas de gestão de segurança entre as destinações prioritárias de aplicação de recursos do fundo, que é usado para ações de controle ambiental, desenvolvimento institucional e para unidades de conservação, entre outros.

O texto também cria penalidades administrativas para os administradores das unidades de conservação, como advertência, multa e interdição da área usada em desacordo com o sistema de gestão de segurança. A unidade de conservação também poderá ter seu cadastro cancelado se não respeitar exigências e restrições legais à visitação pública.


*Fonte: Agência Câmara Notícias

conteúdo original: https://bit.ly/2zrtwb2

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Lima

Felipe Lima tem 533 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS