Especial para o Portal PANROTAS Marcel Buono   |   14/12/2018 10:51

MTur e MDH se unem contra abuso de crianças e adolescentes

Brasil ganha código de conduta contra a exploração de menores no Turismo

O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, e o secretário executivo do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), Marcelo Varella, assinaram ontem (13) uma portaria interministerial que institui um código de conduta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no Turismo. O documento tem como objetivo orientar e regular empresas e prestadores de serviços turísticos em relação a este tema ainda bastante problemático Brasil.

“Estamos lançando uma semente para defender o lado do bem. O enfrentamento à exploração de crianças e adolescentes é um assunto transversal com o qual o Brasil tem um compromisso internacional. Com este código de conduta estamos deixando um importante legado para o País”, afirmou Lummertz.

Na avaliação do ministro, a geração de empregos por meio do Turismo pode ser uma ferramenta importante para ajudar o País no enfrentamento de tal violência, uma vez que tem capacidade para tirar jovens de situações de vulnerabilidade.

O secretário executivo do MDH também defendeu a criação de normas de conduta, mas enfatizou que somente a mobilização da sociedade permitirá que o problema seja enfrentando com efetividade. “A indiferença virou indignação e agora tem que virar ação”, declarou Varella.

Responsável pela equipe que elaborou o código, o secretário nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do MTur, Bob Santos, elogiou o empenho dos técnicos e a celeridade para a entrega do documento ainda este ano. “É um crime da maior gravidade e vamos enfrenta-lo juntos. Esperamos que o código seja multiplicado por todos os segmentos que compõem o setor de Turismo”, disse.

ADESÃO AO CÓDIGO
A representante da Rede Accor de Hotéis, Adriana Pinto, foi a primeira a assinar o termo de adesão ao novo código, que será disponibilizado para empresas e prestadores de serviços turísticos que quiserem aderir ao projeto. “Esperamos que a hotelaria se envolva nesta campanha. A tolerância com a exploração de crianças e adolescentes em nossos empreendimentos é zero”, declarou.

O código de conduta, que está alinhado ao Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e ao Grupo de Ação Regiona das Américas (GARA), será disponibilizado no portal do Ministério do Turismo. Para fazer parte, a empresa ou prestador de serviços turísticos deverá preencher o termo de adesão e encaminhá-lo por e-mail ao MTur, além de estar regularizada no Cadastur e cumprir os 12 compromissos estabelecidos no documento.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcel Buono

Marcel Buono tem 1665 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS