Movida

Marcos Martins   |   26/02/2019 11:26

Ministério do Turismo monta plano nacional de segurança

Marcelo Álvaro Antônio fez visitas técnicas em delegacias e batalhões de polícia e discutiu novas medidas com o trade para impulsionar o setor


Divulgação/ Secretaria de Turismo do RJ
Secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Otávio Leite, com o ministro Marcelo Álvaro Antônio
Secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Otávio Leite, com o ministro Marcelo Álvaro Antônio
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, determinou que a área técnica da pasta reúna os representantes das forças de segurança para uniformizar procedimentos e compartilhar boas práticas. A decisão foi tomada após visitas técnicas em delegacias e batalhões de polícia especializados no atendimento ao turista no último domingo (24) e segunda-feira (25), em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O objetivo é promover um seminário para montar um plano nacional de segurança turística. O ministro estava acompanhado pelos secretários nacionais de Integração Interinstitucional, Bob Santos, de Desenvolvimento e Competitividade, Aluizio Malab, e de Estruturação do Turismo, Robson Napier.
"Esse é um tema fundamental para garantir que a experiência turística dos nossos visitantes seja satisfatória, que falem bem dos nossos destinos e queiram voltar", comentou o ministro.

Divulgação/ Secretaria de Turismo do RJ
Reunião com o trade no Rio de Janeiro
Reunião com o trade no Rio de Janeiro
Além de ter policiais e agentes que falam outros idiomas, as delegacias especializadas têm procedimentos especiais para garantir que as denúncias tenham andamento mesmo com o retorno dos visitantes às suas cidades. "Os turistas preenchem as denúncias no seu idioma e fazem o reconhecimento dos bandidos nos catálogos que temos", comentou a titular da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo, Bianca Lima.

Antes da visita técnica às forças de segurança da capital carioca, o ministro se reuniu com representantes dos principais segmentos turísticos no Rio de Janeiro. Na pauta, estiveram as medidas defendidas pelo titular da pasta em reunião com o presidente Jair Bolsonaro para que o Brasil desenvolva todo o seu potencial turístico. Entre elas, a criação de áreas especiais de interesse turístico e a transformação da Embratur em agência.

ISENÇÃO E VISTO ELETRÔNICO

Na última semana, o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, acenou positivamente ao fim do visto para os Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão. Marcelo Álvaro Antônio defendeu também a criação de visto eletrônico para turistas chineses e indianos, medida que vai ser analisada pelo Itamaraty.

E durante o encontro, o secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Otávio Leite, entregou um documento que propõe a implantação de uma programação para promover o Estado e o Brasil para o mercado do norte-americano.

Roberto Castro/ MTur
Autoridades e representantes das forças de segurança
Autoridades e representantes das forças de segurança
“Temos a compreensão de que é indispensável que o norte-americano, o japonês, o australiano e o canadense saibam que a isenção é uma realidade. A partir daí nós vamos receber, com certeza, um número muito maior de turistas. É importante divulgar em todos esses países. Por isso a necessidade da Embratur, em parceria com todo o trade turístico do Rio de Janeiro, empreender esse esforço. Foi esse o objetivo do documento”, conclui o secretário.

O presidente da Riotur, Marcelo Alves, defendeu que, em paralelo à retirada de barreiras para os turistas estrangeiros, seja reforçada a promoção dos destinos turísticos nacionais. "Temos de melhorar a nossa participação em feiras internacionais e a divulgação dos nossos destinos em pontos estratégicos.”

MAIS INVESTIDORES

Antes de embarcar para o Rio de Janeiro, o ministro do Turismo se reuniu com representantes da Cidade Matarazzo e firmou o compromisso de participar do evento imobiliário MIPIM 2019 (Marché International des Professionnels de l’Immobilier, em francês), de 12 a 15 de março, em Cannes, na França.

O objetivo é, em parceria com os empreendedores que estão investindo R$ 2 bilhões no coração de São Paulo, mostrar o Brasil como uma plataforma de investimento.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias