Marcos Martins   |   26/02/2019 11:26

Ministério do Turismo monta plano nacional de segurança

Marcelo Álvaro Antônio fez visitas técnicas em delegacias e batalhões de polícia e discutiu novas medidas com o trade para impulsionar o setor


Divulgação/ Secretaria de Turismo do RJ
Secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Otávio Leite, com o ministro Marcelo Álvaro Antônio
Secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Otávio Leite, com o ministro Marcelo Álvaro Antônio
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, determinou que a área técnica da pasta reúna os representantes das forças de segurança para uniformizar procedimentos e compartilhar boas práticas. A decisão foi tomada após visitas técnicas em delegacias e batalhões de polícia especializados no atendimento ao turista no último domingo (24) e segunda-feira (25), em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O objetivo é promover um seminário para montar um plano nacional de segurança turística. O ministro estava acompanhado pelos secretários nacionais de Integração Interinstitucional, Bob Santos, de Desenvolvimento e Competitividade, Aluizio Malab, e de Estruturação do Turismo, Robson Napier.
"Esse é um tema fundamental para garantir que a experiência turística dos nossos visitantes seja satisfatória, que falem bem dos nossos destinos e queiram voltar", comentou o ministro.

Divulgação/ Secretaria de Turismo do RJ
Reunião com o trade no Rio de Janeiro
Reunião com o trade no Rio de Janeiro
Além de ter policiais e agentes que falam outros idiomas, as delegacias especializadas têm procedimentos especiais para garantir que as denúncias tenham andamento mesmo com o retorno dos visitantes às suas cidades. "Os turistas preenchem as denúncias no seu idioma e fazem o reconhecimento dos bandidos nos catálogos que temos", comentou a titular da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo, Bianca Lima.

Antes da visita técnica às forças de segurança da capital carioca, o ministro se reuniu com representantes dos principais segmentos turísticos no Rio de Janeiro. Na pauta, estiveram as medidas defendidas pelo titular da pasta em reunião com o presidente Jair Bolsonaro para que o Brasil desenvolva todo o seu potencial turístico. Entre elas, a criação de áreas especiais de interesse turístico e a transformação da Embratur em agência.

ISENÇÃO E VISTO ELETRÔNICO

Na última semana, o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, acenou positivamente ao fim do visto para os Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão. Marcelo Álvaro Antônio defendeu também a criação de visto eletrônico para turistas chineses e indianos, medida que vai ser analisada pelo Itamaraty.

E durante o encontro, o secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Otávio Leite, entregou um documento que propõe a implantação de uma programação para promover o Estado e o Brasil para o mercado do norte-americano.

Roberto Castro/ MTur
Autoridades e representantes das forças de segurança
Autoridades e representantes das forças de segurança
“Temos a compreensão de que é indispensável que o norte-americano, o japonês, o australiano e o canadense saibam que a isenção é uma realidade. A partir daí nós vamos receber, com certeza, um número muito maior de turistas. É importante divulgar em todos esses países. Por isso a necessidade da Embratur, em parceria com todo o trade turístico do Rio de Janeiro, empreender esse esforço. Foi esse o objetivo do documento”, conclui o secretário.

O presidente da Riotur, Marcelo Alves, defendeu que, em paralelo à retirada de barreiras para os turistas estrangeiros, seja reforçada a promoção dos destinos turísticos nacionais. "Temos de melhorar a nossa participação em feiras internacionais e a divulgação dos nossos destinos em pontos estratégicos.”

MAIS INVESTIDORES

Antes de embarcar para o Rio de Janeiro, o ministro do Turismo se reuniu com representantes da Cidade Matarazzo e firmou o compromisso de participar do evento imobiliário MIPIM 2019 (Marché International des Professionnels de l’Immobilier, em francês), de 12 a 15 de março, em Cannes, na França.

O objetivo é, em parceria com os empreendedores que estão investindo R$ 2 bilhões no coração de São Paulo, mostrar o Brasil como uma plataforma de investimento.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcos Martins

Marcos Martins tem 2880 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS