Juliana Monaco   |   26/11/2019 15:25
Atualizada em 26/11/2019 15:31

MTur planeja implementar Centros de Interpretação no Brasil

O Ministério do Turismo esteve em Portugal para conhecer os Centros de Interpretação portugueses e estudar a viabilidade de implementação do modelo no Brasil.


Wikipedia/André Urel
Salvador e São Luís deverão ser os dois primeiros sítios a desenvolver os projetos para os seus Centros de Interpretação
Salvador e São Luís deverão ser os dois primeiros sítios a desenvolver os projetos para os seus Centros de Interpretação
Entre os dias 17 e 25 de novembro, representantes do Ministério do Turismo estiveram em Portugal para conhecer os Centros de Interpretação portugueses e estudar a viabilidade de implementação do modelo nas 15 cidades brasileiras onde há bens reconhecidos pela Unesco. Cada sítio reconhecido como Patrimônio Mundial em Portugal conta como um espaço de acolhimento e recepção de turistas e visitantes, que transmite a história do local e os valores ali preservados.

A delegação contou com representantes do MTur, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional (Iphan), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM). A missão passou pelo centro histórico do Porto, por sítios de arte rupestre do Vale do Côa e Siega Verde, pela região vinhateira do Alto Douro e a cidade de Guimarães, finalizando a visita na capital Lisboa.

“Portugal é referência no campo da proteção e promoção do patrimônio cultural. Para aprimorar a gestão turística do Brasil é fundamental conhecer melhores práticas utilizadas por outros países. As visitas foram muito proveitosas e vão auxiliar na formulação dos planos de gestão dos bens culturais brasileiros reconhecidos como Patrimônios Mundiais pela Unesco”, ressalta a diretora do departamento de Ordenamento do Turismo do MTur, Silvana Nascimento.

A proposta é desenvolver, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), estratégias para a elaboração de projetos desses Centros de Interpretação. São Luís e Salvador deverão ser os dois primeiros destinos a desenvolver estruturas para recepcionar turistas e visitantes, ainda em 2020.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Colaboração para o Portal PANROTAS

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!