Vinicius Novaes   |   15/04/2020 12:38   |   Atualizada em 15/04/2020 12:47

Mais de 12 mil brasileiros já foram repatriados, diz MTur

Governo trabalha para a repatriação de 5.500 cidadãos ainda mantidos em cerca de 80 países

O esforço conjunto dos ministérios do Turismo, das Relações Exteriores e da Defesa, além da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Embratur, já garantiu a repatriação de 12,7 mil brasileiros retidos em outros países devido ao novo coronavírus. O trabalho é resultado de negociações com outras nações para a autorização de viagens aéreas comerciais, além da utilização de voos fretados, da Força Aérea Brasileira (FAB) e da organização de deslocamentos por ônibus.

“O Governo Federal mantém esforços no sentido de proporcionar o retorno dos cerca de 5,5 mil cidadãos ainda mantidos em cerca de 80 países. Eles se concentram na Europa (2.473 pessoas - 18 países), na Ásia e Oceania (1.472 pessoas - 17 países), na América do Sul (1.017 pessoas - 5 países), no Oriente Médio (240 pessoas - 14 países), na África (211 pessoas - 23 países) e na América do Norte, Central e Caribe (72 pessoas - 5 países)”, informou o MTur.

Roberto Castro/MTur
Marcelo Álvaro Antonio, ministro do Turismo
Marcelo Álvaro Antonio, ministro do Turismo
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, reitera o compromisso das autoridades de assegurar a volta de todos os brasileiros afetados pela crise. “O retorno dessas 12,7 mil pessoas traduz o grande empenho do governo federal em proporcionar a repatriação de todos os que necessitam voltar ao Brasil”, disse o ministro.

A Pasta das Relações Exteriores já fretou novos voos para efetuar o resgate de brasileiros. Nesta quinta-feira (16/04), um avião deve partir de Bali, na Indonésia, rumo ao Aeroporto de Guarulhos (SP), com escalas na Tailândia e no Vietnã. Na sexta-feira (17), está prevista a decolagem de um voo de Londres, com paradas na Irlanda e na França. E, até o dia 23, há programadas outras seis viagens saindo de Lisboa, em Portugal, e pousando no terminal de Guarulhos, em São Paulo.

Tópicos relacionados