Rodrigo Vieira   |   03/04/2020 17:48   |   Atualizada em 07/04/2020 10:13

Terça e quarta é o prazo para Turismo começar a sentir medidas

Prazo foi dado pelo ministro do Turismo na live da PANROTAS com Paulus, Magda, Edu Bernardes e Ana Donato


Marcelo Fonseca
Marcelo Álvaro Antonio, ministro do Turismo
Marcelo Álvaro Antonio, ministro do Turismo

As primeiras medidas do governo federal destinadas ao Turismo devem chegar aos profissionais e empresas do setor, em todos os portes, entre a próxima terça ou quarta-feira, 7 e 8 de abril, respectivamente. Este foi o prazo estipulado pelo ministro Marcelo Álvaro Antônio quando questionado durante a live promovida pela PANROTAS, Imaginadora e R1 na última quinta-feira (2).

Tanto para fornecedores como Eduardo Bernardes, da Gol, e Guilherme Paulus, da GJP, quanto para o lado distribuidor da cadeia, representado pela presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, todos participantes da live, ele afirmou que as Medidas Provisórias devem "chegar à ponta" atendendo ao deadline. São elas a MP do Trabalho, que intersecciona outras pastas, a MP do Consumidor, junto ao ministério da Justiça, e as linhas de créditos que serão liberadas para empreendedores de todos os portes.

"Até terça-feira, ou quarta-feira no máximo, o governo federal e o ministério do Turismo vão apresentar a todo o setor qual é esse passo a passo para ter acesso a cada uma das MPs editadas pelo governo. É um trabalho que está sendo feito com muito afinco para que consigamos entregar, neste prazo, todas as orientações para linha de crédito e outros benefícios que o governo federal tem desenhado para todos os setores, incluindo o Turismo", afirmou Marcelo Álvaro.

O ministro ainda garantiu que existe uma equipe dedicada a preparar o terreno para o momento de retomada, mas que a prioridade é com a situação de momento. "A ordem de prioridade é a MP do Trabalho e a MP do Consumidor. Estamos muito próximos do setor financeiro para as linhas de crédito para que todos possam ter o apoio financeiro suficiente para fazer programação e retomada da melhor forma possível. Estamos trabalhando por ordem de prioridade: salvar empresas, evitar desmonte e salvar empregos", concluiu o chefe da pasta.

A presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, concordou que as Medidas Provisórias anunciadas atendem a categoria dos agentes de viagens, mas relembrou que existem outros pleitos das associadas Abav em todo o País. "A MP vai tirar principalmente um grande peso judicial das costas das agências de viagens. Porém estamos enfrentando problemas nas remarcações e queremos saber como vamos garantir que os agentes de viagens, que não são os donos dos produtos, que tenham uma resposta de remarcação imediata, justa, preservando suas comissões", indagou Magda, tendo como resposta do ministro a recomendação de diálogo transparente com os principais fornecedores do setor.

Tópicos relacionados