Juliana Monaco   |   09/09/2020 18:10

MTur e governo do DF assinam acordo de Turismo pedagógico

O acordo tem o objetivo de assegurar o acesso dos jovens brasileiros à capital federal e sua história.


Divulgação
O objetivo é despertar o interesse dos jovens de todo o país para que conheçam Brasília
O objetivo é despertar o interesse dos jovens de todo o país para que conheçam Brasília
Nesta quinta-feira (10), o Ministério do Turismo e o Governo do Distrito Federal assinam um acordo de cooperação técnica que busca valorizar a memória política e a história do Brasil, visando fortalecer a conscientização cidadã dos jovens brasileiros. A medida faz parte do programa "Brasília, nossa capital - Turismo Cívico Pedagógico para o Brasil e para o mundo" e tem o objetivo de assegurar o acesso do público escolar à capital federal, seus monumentos e histórias.

O acordo, que não envolve a disponibilização de recursos financeiros, terá vigência de 30 meses, com possibilidade de prorrogação. Neste período, o programa desenvolverá ações de promoção de Brasília como capital do País, além de ressaltar a importância de seu reconhecimento pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade e de Cidade Criativa do Design.

"Esse acordo de cooperação é fundamental para que os jovens do Brasil conheçam mais de sua história e de sua origem. O Turismo cívico nas escolas é uma importante ferramenta de cidadania e, apoiá-lo, é a melhor maneira de reforçar o espírito patriótico em nosso povo. Vale destacar que conhecer Brasília, essa jovem cidade de 60 anos de vida, é, também, entender uma importante parte da história do nosso Brasil. Desejo todo sucesso para essa parceria", disse o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Caberá ao Ministério do Turismo orientar a implantação das ações, controlar sua execução, apoiar institucionalmente o programa e realizar ações promocionais. Já a operação do programa ficará a cargo da Secretaria de Turismo, que fará a distribuição dos materiais impressos e disponibilizará o conteúdo informativo em meio digital para os participantes do programa. A secretaria também organizará o cronograma geral de visitações de forma a atender às necessidades dos visitantes e a disponibilidade de horário dos locais visitados.

Tópicos relacionados