Artur Luiz Andrade   |   10/11/2020 23:46
Atualizada em 11/11/2020 00:15

Turismo responsável é foco do plano de retomada do MTur; visite o site

Projetos e ações que serão anunciados devem dar resultados até 31 de julho de 2021

O site do Plano Nacional de Retomada do Turismo
, lançado nesta terça-feira, 10, pelo Ministério do Turismo, traz a definição do programa: “uma aliança nacional que reúne poder público, iniciativa privada, terceiro setor e Sistema S, coordenada pelo Ministério do Turismo, para mitigar os efeitos negativos causados no setor, em decorrência da pandemia da covid-19”.

O MTur definiu, por meio de um ato normativo, os eixos de atuação e os parâmetros para desenvolvimento de programas, projetos e ações para a retomada. O foco é o Turismo nacional, responsável (para empresas e turistas) e descentralizado, dando oportunidades a destinos de todo o País. Os resultados de todas as ações envolvidas deverão estar evidentes até 31 de julho de 2021.

O plano Retomada do Turismo implementará um conjunto de programas, projetos e ações organizados em quatro eixos de atuação:
1 – Preservação de empresas e empregos no setor de Turismo;
2 – Melhoria da estrutura e da qualificação de destinos;
3 – Implantação dos protocolos de biossegurança;
4 – Promoção e incentivo às viagens.

Os parâmetros que devem ser seguidos incluem:
1 – Considerar os protocolos de biossegurança para os prestadores de serviços turísticos, turistas e comunidades receptoras;
2 – Incentivar a conduta responsável de cada indivíduo, como prevenção à disseminação da covid-19;
3 – Incentivar as viagens pelo Brasil, em especial as viagens a lazer, de forma responsável e segura;
4 – Definir medidas para a retomada das viagens de negócios e eventos, como feiras e congressos e convenções;
5 – Adotar medidas para melhor distribuição de turistas pelo País, priorizando o Turismo em áreas naturais.

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Jair Bolsonaro e os ministros Marcelo Álvaro Antônio e Braga Netto
Jair Bolsonaro e os ministros Marcelo Álvaro Antônio e Braga Netto
É O MOMENTO CERTO?

O Ministério do Turismo garante que sim e as ações propostas visam acelerar a recuperação do setor, bastante afetado pela crise da pandemia.

“O Ministério do Turismo tem absoluta convicção de que estamos no momento da retomada do Turismo e as cenas observadas nos últimos feriados reforçam isso, o interesse de o brasileiro voltar a aproveitar os nossos destinos nacionais”, diz o MTur no site do plano. “Mas sabemos que a retomada deve ocorrer de maneira planejada, gradual e segura. Tanto que lançamos, ainda no mês de junho, o Selo Turismo Responsável. A medida nos colocou entre os 10 primeiros países do mundo a possuírem protocolos oficiais de biossegurança para 15 atividades, todos validados pela Anvisa. Destinos turísticos importantes do nosso País como Gramado (RS) e Monte Verde (MG) são exemplos importantes de como é possível conciliar turismo com prevenção ao coronavírus”, avalia o governo.

Segundo o MTur, o plano de Retomada do Turismo visa ampliar o alcance de medidas, já desenvolvidas pelo Ministério do Turismo, e desenvolver novas ações, projetos e programas. “A próxima temporada de Verão é o momento ideal para o início da recuperação da nossa atividade e para fazer com que o Turismo brasileiro retome o ritmo de crescimento observado em 2019 e volte a desempenhar sua vocação, que é gerar emprego e renda para o nosso povo”, acrescenta o site.

CAMPANHA

Para promover a Retomada do Turismo, também foi lançada a campanha Viaje com Responsabilidade e Redescubra o Brasil, com uma série de vídeos voltada à promoção dos destinos turísticos brasileiros. Serão veiculados conteúdos específicos de cada Estado do País, além do Distrito Federal.

O setor de Turismo responde por cerca de 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) e emprega cerca de 7 milhões de pessoas direta e indiretamente no Brasil.

No primeiro semestre de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado, a receita cambial turística acumulou queda de 37,2%; o saldo entre contratações e demissões na economia do setor foi negativo em 364.044 postos de trabalho formais; e o faturamento das atividades turísticas, medido pela Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teve retração de 37,9%.

Os projetos do plano nacional Retomada do Turismo ainda não estão listados, nem os valores destinados ao plano, mas as ações devem ter a participação das entidades apoiadoras e da sociedade, mas já há regras de participação e uma área Tira Dúvidas no site: https://retomada.turismo.gov.br/.

Assista a um dos vídeos da campanha do MTur:



Fontes: Ministério do Turismo, Retomada do Turismo e Agência Brasil

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.