Artur Luiz Andrade   |   10/11/2020 11:08
Atualizada em 10/11/2020 11:27

Dados Elo: locação e hotelaria se destacam na retomada do Turismo

Locação de veículos e hospedagem são os segmentos do Turismo com melhores desempenhos

A Elo divulgou hoje os dados de seu estudo “Impactos Econômicos da covid-19 no Turismo”, com estatísticas da base de clientes Elo de 9 de março até outubro deste ano. O levantamento visa analisar o comportamento do cliente Elo com cartão de crédito ou de débito durante a pandemia, no segmento de Viagens e Turismo.

O estudo da Elo pegou como base pré-pandemia o período de 5 de janeiro a 22 de fevereiro e fez a comparação, levando em conta o mesmo dia da semana, com os dados durante a pandemia.

O aluguel de veículos e a hotelaria são os setores que apresentam a melhor performance em outubro. A locação de carros teve aumento de 5% frente ao período de janeiro/fevereiro destacado pela pesquisa e os gastos com hospedagem caíram apenas 4%, contra 38% de queda no segmento de agências de viagens e 42% de retração nas companhias aéreas. Vale destacar que todos os segmentos apresentam crescimento mês a mês.

Em outubro, na comparação com setembro, os gastos com cartão de débito apresentaram um crescimento de 9 pontos percentuais, enquanto o crédito subiu 8 pontos, indicando uma contínua retomada de mercado.

Veja no gráfico abaixo a evolução dos gastos em Turismo com débito e crédito, que chegaram a outubro com quedas de 7% e 32%, respectivamente.

DÉBITO
Segundo os dados da Elo, em outubro, na modalidade débito, todos os subsetores apresentaram um leve crescimento em relação a setembro, exceto o aluguel de veículos, que mesmo assim cresce 9% no acumulado do ano. Destaque positivo para os subsetores de Hotéis e Agências de Viagens – este, porém, ainda é o com maior queda em relação ao começo do ano (-40%). No débito as empresas aéreas têm um desempenho melhor, com queda de 19% em relação a janeiro e fevereiro.

Confira abaixo.


CRÉDITO
Na modalidade crédito, em outubro, um setor tem variação positiva pela primeira vez desde o início da crise: a locação de veículos (+3%). Os demais apresentam melhoras constantes mês a mês, mas ainda estão abaixo dos resultados do começo do ano, período pré-pandemia e de alta temporada de viagens de lazer.

Veja abaixo.

VENDAS ON-LINE

Analisando somente os dados de vendas na internet, o Turismo cresceu em outubro 7 pontos percentuais em relação a setembro, com os maiores crescimentos nas agências de viagens on-line e locadoras. No acumulado do ano, todos os segmentos apresentam queda em relação ao começo do ano, de 10% em locadoras e hospedagem (os mais próximos de um crescimento em relação ao pré-pandemia) a 45% nas empresas aéreas.

O estudo foi realizado pela Elo Performance & Insights: www.elo.com.br/consultoria.

PESQUISA TRVL LAB E ELO
Os dados da Elo também comprovam as tendências apontadas na pesquisa “A Jornada dos Viajantes Brasileiros”, feita pelo TRVL LAB, em parceria com a Elo, e divulgada no mês passado. A pesquisa identificou brasileiros dispostos a viajar, mas preocupados com a questão sanitária nacional e atentos aos protocolos de saúde, priorizando viagens de carro e perto de casa, destinos nacionais e o lazer. A pesquisa do TRVL LAB e da Elo também identificou 10 perfis de viajantes brasileiros para liderar a retomada e 8 insights para o mercado aproveitar as oportunidades que os consumidores sinalizam.

A pesquisa TRVL LAB e ELO pode ser baixada gratuitamente aqui.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.