Beatrice Teizen   |   11/02/2021 10:53

Documento do WTTC mostra importância do Turismo no impacto social

Material afirma que aumentar conscientização do setor sempre foi importante, mas, agora, é ainda mais

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) lançou um novo documento sobre impacto social com foco no setor de Viagens e Turismo para mostrar que a indústria desempenha um papel importante, não apenas no crescimento econômico, mas também na promoção do progresso social em todo o mundo por meio de sua natureza diversa e inclusiva, capacidade de enriquecimento de comunidades e como criadora de empregos.

Unsplash/Ashim D'Silva
WTTC lança um novo documento sobre a importância de Viagens e Turismo como catalisadores de impacto social
WTTC lança um novo documento sobre a importância de Viagens e Turismo como catalisadores de impacto social
O material afirma que aumentar a conscientização e a compreensão do impacto social de Viagens e Turismo sempre foi extremamente importante, mas é muito mais crítico diante do impacto global da covid-19.

Esta pesquisa, realizada em colaboração com o Social Progress Imperative (SPI), mostra correlações significativas entre os dados do Relatório de Impacto Econômico do WTTC e as pontuações do Índice de Progresso Social na última década. Especificamente, a contribuição total do setor para o PIB e empregos afeta positiva e significativamente as pontuações do índice, com China, Camboja, Ruanda e Sri Lanka destacados como tendo desempenhos particularmente fortes.

Isso ocorre em um momento em que o setor foi assolado pela pandemia e há uma necessidade urgente de recuperar as centenas de milhões de empregos perdidos. De acordo com a pesquisa, em muitas partes do mundo, Viagens e Turismo enriqueceram as pessoas em um ritmo mais rápido do que a economia em geral.

O documento mostra que para cada US$ 1 gerado no PIB direto da indústria de viagens globalmente, mais de US$ 2 são gerados indiretamente. Isso significa que mais do que o dobro do valor é criado em toda a cadeia de abastecimento graças ao setor.

Além disso, para cada emprego direto ao redor do mundo, quase dois novos são criados de forma indireta ou induzida, com um cargo direto em Viagens e Turismo criando efetivamente um total de três. A diversidade no ecossistema de viagens, no que se refere à raça, etnia, gênero, cultura, religião e capacidade física, é fundamental também para o sucesso dos negócios, o impacto significativo nas comunidades e a experiência aprimorada dos viajantes.

“O WTTC tem o orgulho de lançar esta importante pesquisa com foco no impacto social, que destaca o quão crítico as Viagens e Turismo são para o nosso mundo. Este é um dos setores mais diversos, empregando pessoas de todas as origens socioeconômicas, independentemente de idade, sexo ou etnia, com 54% das quais são mulheres e até 30% jovens. Após quase um ano inteiro de insegurança e adversidades decorrentes da pandemia, o momento não poderia ser mais apropriado para celebrar a importância do setor”, diz a CEO e presidente da entidade, Gloria Guevara.

Tópicos relacionados