Victor Fernandes   |   12/03/2021 14:53

Câmara de Turismo 4.0 realiza reunião inaugural on-line

A cooperação entre MTur e MCTI discute ações para fomentar a criação de destinos turísticos inteligentes

Roberto Castro/MTur
O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, William França, durante vídeoconferência
O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, William França, durante vídeoconferência
Ontem (11), uma videoconferência marcou a realização da primeira reunião da Câmara de Turismo 4.0, grupo formado a partir de um acordo de cooperação técnica firmado entre os ministérios do Turismo (MTur) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Durante o encontro, representantes dos órgãos detalharam as ações do colegiado, que definirá políticas públicas voltadas à digitalização e à criação de destinos turísticos inteligentes (DTIs) no Brasil.

Em um vídeo gravado veiculado no início da transmissão, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou a importância dos trabalhos para um melhor posicionamento do País. “Nada se compara ao nosso Brasil, tanto na parte gastronômica, como cultural e de natureza. Então, precisamos fazer a diferença, principalmente com destinos inteligentes. O mundo vai ter o Brasil na mão, e no pós-pandemia seremos um player real do Turismo mundial”, afirmou.

Os objetivos da Câmara de Turismo 4.0 incluem identificar gargalos para adoção de ferramentas tecnológicas e auxiliar no compartilhamento de informações. O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, William França, destacou o empenho por avanços. “Esse é um dos nossos temas prioritários, precisamos avançar em planejamento e organização. A gente espera ter uma metodologia básica para ser modelo e disseminar”, explicou.

O colegiado é composto por três grupos de trabalho: de Desenvolvimento Profissional e Capital Humano, coordenado pelo MTur, que consolidará propostas de capacitação para a inovação; de Desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes, também a cargo do MTur, voltado ao fomento de instrumentos de transformação digital; e de Soluções e Tecnologias Digitais para Destinos Turísticos Inteligentes, sob a liderança do MCTI.

METAS

A Câmara de Turismo 4.0 tem ainda entre suas metas fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias no setor turístico e incentivar a criação de startups voltadas ao segmento. A diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica do MTur, Nicole Facuri, coordenadora do GT de Desenvolvimento de Destinos Inteligentes, apontou a importância de ações conjuntas para o sucesso da implantação de localidades do tipo.

“Pela primeira vez no MTur, a gente está trazendo esse importante conceito de destinos turísticos inteligentes. E é importante a gente dizer que um DTI só é feito a várias mãos, com a participação dos poderes público, privado e da sociedade. Enfim, a gente precisa ter um trabalho muito robusto de articulação para a implementação de um DTI. O nosso GT vai ter por objetivo justamente gerar insumos e trabalhar com a colaboração de todos”, comentou Nicole.

Também participaram da reunião a diretora do Departamento de Qualificação do Turismo do MTur, Andréa de Souza; a coordenadora de Destinos Inteligentes e Criativos do MTur, Bárbara Blaudt; o diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTI, José Gontijo; e a coordenadora-geral de Transformação Digital do MCTI, Eliane Emediato, além de representantes da Embratur, do trade turístico, de Estados e municípios, entre outros.

MODELO

No início deste ano, a fim de promover o desenvolvimento de DTIs no Brasil, o MTur firmou parceria com o instituto argentino Ciudades del Futuro (ICF) e a Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e as Tecnologias Turísticas (SEGITTUR), da Espanha, instituições pioneiras na área. Segundo a diretora Nicole Facuri, do MTur, a metodologia da SEGITTUR será adaptada à realidade brasileira pelo ICF e implementada em projetos-pilotos.

A colaboração prevê ainda o acompanhamento da adoção de soluções relacionadas à eficiência da governança, à correta utilização de recursos públicos, ao respeito às normas de acessibilidade e aos princípios de sustentabilidade, bem como a utilização da tecnologia a favor da valorização dos destinos nacionais e de seus respectivos patrimônios.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS