Juliana Monaco   |   05/03/2021 16:50
Atualizada em 05/03/2021 16:52

CNC aponta prioridades para retomada do crescimento econômico

Se aprovadas, as propostas enviadas pelo Executivo ao Congresso Nacional vão impulsionar o setor terciário


Pixabay
Se aprovadas, as propostas vão impulsionar o setor terciário e a retomada da economia do País
Se aprovadas, as propostas vão impulsionar o setor terciário e a retomada da economia do País
A CNC listou as propostas que considera fundamentais para a retomada do crescimento econômico do País, entre as 35 enviadas como prioritárias pelo governo federal ao Congresso Nacional. Entre as prioridades apontadas pela confederação está a PEC da Reforma Tributária (45/2019), que busca simplificar o sistema fiscal do País ao prever a unificação dos tributos sobre consumo. Atualmente, existem mais de cinco mil regulamentos sobre impostos, como ICMS, IPI, PIS/Cofins e ISS. A CNC defende a simplificação, sem aumento da carga tributária e com a adoção de alíquotas diferenciadas por atividade para alguns produtos, além da manutenção dos incentivos da Zona Franca de Manaus e das Áreas de Livre Comércio.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, reforça que a reforma precisa atender às necessidades de arrecadação e organização, mas sem prejudicar as empresas e seus trabalhadores. "Estou confiante de que a reforma vai contribuir para a geração de empregos e renda e, por consequência, para a recuperação da economia brasileira. Nosso propósito é colaborar com ideias e reflexões nesse sentido, e algumas das nossas sugestões já foram, inclusive, acatadas pelo governo", disse.

A entidade também é favorável à aprovação da PEC Emergencial (186/2019), que prevê uma série de medidas para o controle das contas públicas nos âmbitos federal, estadual e municipal, o que reativa o interesse de investidores, segundo análise da confederação. "É preciso se atentar à dívida pública interna e evitar o aumento da carga tributária. É fundamental garantir um ambiente de segurança jurídica e o fortalecimento da democracia, com poderes harmônicos, mas independentes entre si, para que o Brasil seja reconhecido como um país moderno, dinâmico e ativo", ressaltou Tadros.

Outra proposta apoiada pela CNC e que reduz custos para a sociedade é a PEC da Reforma Administrativa (32/2020), que descarta a regra jurídica única atual e altera as formas de vínculo de servidores com a Administração Pública, ampliando para cinco modalidades: cargo com vínculo por prazo indeterminado, cargo típico de Estado, cargo de liderança e assessoramento, vínculo de experiência por prazo determinado, cargo típico de Estado e cargo de liderança e assessoramento. O objetivo da proposta é equilibrar as contas públicas da União, estados e municípios, além de modernizar o serviço público.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS